/

Esfinge real descoberta numa área “misteriosa” do Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma pequena esfinge real na passada semana, no sul do Cairo, no Egito. O objeto foi encontrado durante uma inspeção arqueológica na necrópole de Tuna el Yebel, na província de Menia.

Em comunicado, o Ministério das Antiguidades do Egito explica que se trata de uma pequena esfinge (35 centímetros de altura e 55 centímetros de comprimento) de calcário.

O diretor-geral do Ministério, Gamal El Samastaui, destacou as “características e detalhes claros e bonitos do rosto” da esfinge. Na sua opinião, este achado e os seus traços demonstram “a capacidade do antigo artista egípcio“.

O mesmo responsável prometeu continuar a investigar e a escavar a área até conseguir explicar como é que a estátua chegou até esta área “misteriosa”.

A esfinge foi encontrada num sítio arqueológico onde, nos últimos três anos de escavações, foi encontrado um vale de múmias, vários cemitérios e catacumbas com muitos caixões de pedra e madeira. Os especialistas acreditam que as múmias encontradas na zona se encontram em boas condições de conservação.

Os especialistas encontraram juntamente com a esfinge uma coleção de amuletos de cerâmica da divindade Bes, bem como vasos de barro de várias formas e tamanhos e uma garrafa de alabastro, segundo o ministério.

As esfinges são um símbolo da realeza do Antigo Egito, representando a força e o poder do faraó. Além disso, são ainda consideradas símbolos da vida após a morte, sendo muitas vezes encontradas junto a túmulos.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.