Nova esfinge descoberta (acidentalmente) no Egipto

B10m / Flickr

A Grande Esfinge de Gizé, no Egito

Durante obras de reparação numa estrada, na cidade egípcia de Luxor, foi encontrada uma nova esfinge debaixo da terra, revelou o chefe do Departamento de Antiguidades da província, Mohamed Abdel Aziz.

De acordo com o funcionário, a estátua encontrada possuiu a forma de um leão com um rosto humano, semelhante à famosa Esfinge de Gizé.

Por agora, os especialistas não têm pressa em retirar o monumento soterrado, para não o expor e afetar à mudanças drásticas de temperatura.

A construção da Esfinge de Gizé foi ordenada por Quéfren, o quarto faraó da 4ª Dinastia do Império Antigo. A estátua de pedra que retrata um leão com rosto humano é, até aos dias de hoje, a maior já encontrada.

Acredita-se que Quéfren deu ordem de retratar o próprio rosto na estátua – esfinge traduz-se como “pai do medo” em árabe. De acordo com os historiadores, todos os faraós que reinaram posteriormente encararam como um dever “renovar” a cabeça da Esfinge, mantendo a mesma estrutura, tentando sempre que a estátua tivesse a máxima semelhança com os próprios governantes.

rodeime / Flickr

A Esfinge de Gizé é a maior escultura do género até agora encontrada

As esfinges são um símbolo da realeza do Antigo Egito, representava a força e o poder do faraó. Além disso, são ainda consideradas símbolos da vida após a morte, sendo muitas vezes encontradas junto a túmulos.

ZAP // RT / Sputink News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As pirâmides são é muito mais antigas que os Egipcios dinásticos!! Nem eles foram construídas por ordem de qualquer faraó.. e muito menos serviram de túmulo aos mesmos. Isso é tudo muito engraçado mas é apenas para filmes de hollywood!!

    Quanto à esfinge.. tudo indica que a mesma tenha mais de 10000 anos (se ignorarem as sucessivas obras de reparação realizadas na mesma que ocultam parcialmente as marcas de erosão de água).. todas essas grandes obras são muito anterior aos Egípcios e a prova está à vista.. desde os ultimos estudos realizados que comprovam a concentração energética (em várias gamas de comprimento de onda) abaixo das pirâmides usando modelos-cópia da pirâmide de Quéops (estudo libertado recentemente).. passando pelos aquedutos extremamente complexos que passam em toda a área das pirâmides (com vários níveis). Acham mesmo que ferramentas de bronze e cobre eram capazes disso.. em cerca de… ui.. digamos (como querem impor os académicos).. 20 anos?!?! Certo!!

    Já a face da mesma poderá ter sido modificada pelos egipcios.. aliás.. tudo indica que eles (os egípcios) à semelhança de Napoleão.. apenas redescobriram as pirâmides. Veja-se as gravações na pedra, que são de qualidade muito inferior à verificada na construção de tudo o resto! veja-se a qualidade do Serapeum.. e a qualidade das gravações.. claro.. é que tudo “grita” que foi obra do mesmo “engenheiro”!! Nem primos são!!

    Desde mica a cobrir o exterior das pirâmides… pedras com pesos enormes que nem na actualidade os melhores engenheiros com as melhores máquinas do planeta conseguem reproduzir o feito… desde a colocação das mesma a apontar para o verdadeiro ponto “norte”… passando pela “coincidente” relação com orion.. há tantos indícios que isto tem tanto mais que se lhe diga… e os académicos preferem ignorar tudo isto porque.. simplesmente.. é mais conveniente!

    Ahh .. é verdade… esfinges .. é coisa que não falta na localidade (centenas delas mais podem ser encontradas).. elas estão lá.. bem à mostra de quem quiser ver!

  2. Ninguém disse que foram os aliens..apenas tu!

    Porque não uma civilização (humana) tecnologicamente mais avançada? Temos provas que pelo menos 7 vezes.. o nosso planeta já levou com o botão de reset en cima!!

    E por falar nisso… Se vier aí um calhau em direcção à terra… o que achas que vai acontecer?

    Possivelmente vamos todos (ou quase todos) com os “pitos” e as pirâmides ainda ficam cá…

    Pensa fora da caixa…

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …