Nova esfinge descoberta (acidentalmente) no Egipto

B10m / Flickr

A Grande Esfinge de Gizé, no Egito

Durante obras de reparação numa estrada, na cidade egípcia de Luxor, foi encontrada uma nova esfinge debaixo da terra, revelou o chefe do Departamento de Antiguidades da província, Mohamed Abdel Aziz.

De acordo com o funcionário, a estátua encontrada possuiu a forma de um leão com um rosto humano, semelhante à famosa Esfinge de Gizé.

Por agora, os especialistas não têm pressa em retirar o monumento soterrado, para não o expor e afetar à mudanças drásticas de temperatura.

A construção da Esfinge de Gizé foi ordenada por Quéfren, o quarto faraó da 4ª Dinastia do Império Antigo. A estátua de pedra que retrata um leão com rosto humano é, até aos dias de hoje, a maior já encontrada.

Acredita-se que Quéfren deu ordem de retratar o próprio rosto na estátua – esfinge traduz-se como “pai do medo” em árabe. De acordo com os historiadores, todos os faraós que reinaram posteriormente encararam como um dever “renovar” a cabeça da Esfinge, mantendo a mesma estrutura, tentando sempre que a estátua tivesse a máxima semelhança com os próprios governantes.

rodeime / Flickr

A Esfinge de Gizé é a maior escultura do género até agora encontrada

As esfinges são um símbolo da realeza do Antigo Egito, representava a força e o poder do faraó. Além disso, são ainda consideradas símbolos da vida após a morte, sendo muitas vezes encontradas junto a túmulos.

ZAP // RT / Sputink News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As pirâmides são é muito mais antigas que os Egipcios dinásticos!! Nem eles foram construídas por ordem de qualquer faraó.. e muito menos serviram de túmulo aos mesmos. Isso é tudo muito engraçado mas é apenas para filmes de hollywood!!

    Quanto à esfinge.. tudo indica que a mesma tenha mais de 10000 anos (se ignorarem as sucessivas obras de reparação realizadas na mesma que ocultam parcialmente as marcas de erosão de água).. todas essas grandes obras são muito anterior aos Egípcios e a prova está à vista.. desde os ultimos estudos realizados que comprovam a concentração energética (em várias gamas de comprimento de onda) abaixo das pirâmides usando modelos-cópia da pirâmide de Quéops (estudo libertado recentemente).. passando pelos aquedutos extremamente complexos que passam em toda a área das pirâmides (com vários níveis). Acham mesmo que ferramentas de bronze e cobre eram capazes disso.. em cerca de… ui.. digamos (como querem impor os académicos).. 20 anos?!?! Certo!!

    Já a face da mesma poderá ter sido modificada pelos egipcios.. aliás.. tudo indica que eles (os egípcios) à semelhança de Napoleão.. apenas redescobriram as pirâmides. Veja-se as gravações na pedra, que são de qualidade muito inferior à verificada na construção de tudo o resto! veja-se a qualidade do Serapeum.. e a qualidade das gravações.. claro.. é que tudo “grita” que foi obra do mesmo “engenheiro”!! Nem primos são!!

    Desde mica a cobrir o exterior das pirâmides… pedras com pesos enormes que nem na actualidade os melhores engenheiros com as melhores máquinas do planeta conseguem reproduzir o feito… desde a colocação das mesma a apontar para o verdadeiro ponto “norte”… passando pela “coincidente” relação com orion.. há tantos indícios que isto tem tanto mais que se lhe diga… e os académicos preferem ignorar tudo isto porque.. simplesmente.. é mais conveniente!

    Ahh .. é verdade… esfinges .. é coisa que não falta na localidade (centenas delas mais podem ser encontradas).. elas estão lá.. bem à mostra de quem quiser ver!

  2. Ninguém disse que foram os aliens..apenas tu!

    Porque não uma civilização (humana) tecnologicamente mais avançada? Temos provas que pelo menos 7 vezes.. o nosso planeta já levou com o botão de reset en cima!!

    E por falar nisso… Se vier aí um calhau em direcção à terra… o que achas que vai acontecer?

    Possivelmente vamos todos (ou quase todos) com os “pitos” e as pirâmides ainda ficam cá…

    Pensa fora da caixa…

RESPONDER

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …