Nova esfinge descoberta (acidentalmente) no Egipto

B10m / Flickr

A Grande Esfinge de Gizé, no Egito

Durante obras de reparação numa estrada, na cidade egípcia de Luxor, foi encontrada uma nova esfinge debaixo da terra, revelou o chefe do Departamento de Antiguidades da província, Mohamed Abdel Aziz.

De acordo com o funcionário, a estátua encontrada possuiu a forma de um leão com um rosto humano, semelhante à famosa Esfinge de Gizé.

Por agora, os especialistas não têm pressa em retirar o monumento soterrado, para não o expor e afetar à mudanças drásticas de temperatura.

A construção da Esfinge de Gizé foi ordenada por Quéfren, o quarto faraó da 4ª Dinastia do Império Antigo. A estátua de pedra que retrata um leão com rosto humano é, até aos dias de hoje, a maior já encontrada.

Acredita-se que Quéfren deu ordem de retratar o próprio rosto na estátua – esfinge traduz-se como “pai do medo” em árabe. De acordo com os historiadores, todos os faraós que reinaram posteriormente encararam como um dever “renovar” a cabeça da Esfinge, mantendo a mesma estrutura, tentando sempre que a estátua tivesse a máxima semelhança com os próprios governantes.

rodeime / Flickr

A Esfinge de Gizé é a maior escultura do género até agora encontrada

As esfinges são um símbolo da realeza do Antigo Egito, representava a força e o poder do faraó. Além disso, são ainda consideradas símbolos da vida após a morte, sendo muitas vezes encontradas junto a túmulos.

ZAP // RT / Sputink News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As pirâmides são é muito mais antigas que os Egipcios dinásticos!! Nem eles foram construídas por ordem de qualquer faraó.. e muito menos serviram de túmulo aos mesmos. Isso é tudo muito engraçado mas é apenas para filmes de hollywood!!

    Quanto à esfinge.. tudo indica que a mesma tenha mais de 10000 anos (se ignorarem as sucessivas obras de reparação realizadas na mesma que ocultam parcialmente as marcas de erosão de água).. todas essas grandes obras são muito anterior aos Egípcios e a prova está à vista.. desde os ultimos estudos realizados que comprovam a concentração energética (em várias gamas de comprimento de onda) abaixo das pirâmides usando modelos-cópia da pirâmide de Quéops (estudo libertado recentemente).. passando pelos aquedutos extremamente complexos que passam em toda a área das pirâmides (com vários níveis). Acham mesmo que ferramentas de bronze e cobre eram capazes disso.. em cerca de… ui.. digamos (como querem impor os académicos).. 20 anos?!?! Certo!!

    Já a face da mesma poderá ter sido modificada pelos egipcios.. aliás.. tudo indica que eles (os egípcios) à semelhança de Napoleão.. apenas redescobriram as pirâmides. Veja-se as gravações na pedra, que são de qualidade muito inferior à verificada na construção de tudo o resto! veja-se a qualidade do Serapeum.. e a qualidade das gravações.. claro.. é que tudo “grita” que foi obra do mesmo “engenheiro”!! Nem primos são!!

    Desde mica a cobrir o exterior das pirâmides… pedras com pesos enormes que nem na actualidade os melhores engenheiros com as melhores máquinas do planeta conseguem reproduzir o feito… desde a colocação das mesma a apontar para o verdadeiro ponto “norte”… passando pela “coincidente” relação com orion.. há tantos indícios que isto tem tanto mais que se lhe diga… e os académicos preferem ignorar tudo isto porque.. simplesmente.. é mais conveniente!

    Ahh .. é verdade… esfinges .. é coisa que não falta na localidade (centenas delas mais podem ser encontradas).. elas estão lá.. bem à mostra de quem quiser ver!

  2. Ninguém disse que foram os aliens..apenas tu!

    Porque não uma civilização (humana) tecnologicamente mais avançada? Temos provas que pelo menos 7 vezes.. o nosso planeta já levou com o botão de reset en cima!!

    E por falar nisso… Se vier aí um calhau em direcção à terra… o que achas que vai acontecer?

    Possivelmente vamos todos (ou quase todos) com os “pitos” e as pirâmides ainda ficam cá…

    Pensa fora da caixa…

RESPONDER

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …

Cirque du Soleil despediu 95% dos trabalhadores e pode ir à falência (mas vai dando shows online)

O Cirque du Soleil pode ser mais uma vítima do coronavírus. A empresa que gere o circo está a analisar a possibilidade de declarar a falência devido a dívidas avultadas e depois de ter despedido …

Ordem dos Médicos está a avaliar uso de medicamento não testado para travar Covid-19

Portugal pode tornar-se no segundo país do mundo a usar hidroxicloroquina como forma de prevenção de Covid-19. A Ordem dos Médicos (OM) estará a estudar essa possibilidade, de acordo com o Expresso. O semanário refere que …