Descoberta bizarra transforma laser em fluxo líquido

Engenheiros da Universidade de Houston (EUA) descobriram que feixes de luz altamente focados, raios laser, conseguem transferir o seu impulso para criar uma corrente líquida. O novo fenómeno observado foi batizado de “transmissão a laser”.

De acordo com o grupo de investigadores liderado pelo engenheiro Jiming Bao, transformar um feixe de laser em fluxo tem sido um desafio científico e tecnológico. Normalmente, a luz simplesmente passa através da água, a menos que seja forçada a interagir com outro meio que possa “empurrar”, como o ar.

Agora, os cientistas descobriram um novo princípio optofluídico, pelo qual é possível gerar um fluxo lançando um feixe de laser através de uma janela de vidro.

Em suma, Bao descobriu que é possível que um laser “empurre” a água se contiver nanopartículas de ouro. Para demonstrar esse fenómeno singular, o grupo de cientistas impeliu um laser verde através da parede de vidro de um recipiente com líquido.

University of Houston

Em poucos minutos, isso produziu uma corrente de fluxo líquido ao longo da direção do raio laser. “Os fluxos aparecem como análogos líquidos de feixes de laser e movem-se nas mesmas direções dos feixes, como se fossem direcionados pelos fotões dos raios laser. Chamamos a esse fenómeno transmissão a laser“, escreveram os cientistas.

As nanopartículas podem absorver a luz verde porque ressoam perto da frequência dos eletrões que elas contêm. As partículas expandem-se e contraem-se enquanto aquecem e esfriam com cada pulso do laser, gerando ondas acústicas na água – um fenómeno há muito conhecido, chamado de transmissão acústica.

A descoberta tem aplicações significativas, particularmente para experiências de laboratório em microplaquetas, em que o movimento de líquidos em escala microscópica pode ser crucial.

Outras aplicações incluem nanofabricação, dispositivos opticamente controlados ou ativados, propulsão a laser, cirurgia a laser, etc.

Ciberia // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …