Descoberta bizarra transforma laser em fluxo líquido

Engenheiros da Universidade de Houston (EUA) descobriram que feixes de luz altamente focados, raios laser, conseguem transferir o seu impulso para criar uma corrente líquida. O novo fenómeno observado foi batizado de “transmissão a laser”.

De acordo com o grupo de investigadores liderado pelo engenheiro Jiming Bao, transformar um feixe de laser em fluxo tem sido um desafio científico e tecnológico. Normalmente, a luz simplesmente passa através da água, a menos que seja forçada a interagir com outro meio que possa “empurrar”, como o ar.

Agora, os cientistas descobriram um novo princípio optofluídico, pelo qual é possível gerar um fluxo lançando um feixe de laser através de uma janela de vidro.

Em suma, Bao descobriu que é possível que um laser “empurre” a água se contiver nanopartículas de ouro. Para demonstrar esse fenómeno singular, o grupo de cientistas impeliu um laser verde através da parede de vidro de um recipiente com líquido.

University of Houston

Em poucos minutos, isso produziu uma corrente de fluxo líquido ao longo da direção do raio laser. “Os fluxos aparecem como análogos líquidos de feixes de laser e movem-se nas mesmas direções dos feixes, como se fossem direcionados pelos fotões dos raios laser. Chamamos a esse fenómeno transmissão a laser“, escreveram os cientistas.

As nanopartículas podem absorver a luz verde porque ressoam perto da frequência dos eletrões que elas contêm. As partículas expandem-se e contraem-se enquanto aquecem e esfriam com cada pulso do laser, gerando ondas acústicas na água – um fenómeno há muito conhecido, chamado de transmissão acústica.

A descoberta tem aplicações significativas, particularmente para experiências de laboratório em microplaquetas, em que o movimento de líquidos em escala microscópica pode ser crucial.

Outras aplicações incluem nanofabricação, dispositivos opticamente controlados ou ativados, propulsão a laser, cirurgia a laser, etc.

Ciberia // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora. O marcador mais prolífico do mundo pode …

Inteligência Artificial vai permitir aos bombeiros de Lisboa serem mais rápidos

Os bombeiros de Lisboa poderão brevemente diminuir o tempo de resposta a incidentes, como inundações ou incêndios, com a ajuda de um modelo de inteligência artificial hoje apresentado que prevê a probabilidade de ocorrências graves …