Desclassificado monumento nacional que nunca existiu

Portuguese_eyes / Wikimedia

Igreja matriz de Penalva do Castelo, em Viseu

Igreja matriz de Penalva do Castelo, em Viseu

As Antas de Penalva, classificadas como monumento nacional em 1910, foram desclassificadas por não existir qualquer vestígio da existência deste monumento no concelho de Penalva do Castelo.

“Existe um topónimo, mas de facto este monumento não existe na freguesia de Antas. Também nunca vi nenhuma descrição sobre este monumento, nem nas Memórias da Paróquia do século XVI a XVIII”, disse à Lusa o historiador Paulo Fernandes.

Na declaração 99/2015 de 21 de abril, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, desclassifica as Antas de Penalva, na freguesia de Antas, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, considerando que “não existem quaisquer vestígios das Antas de Penalva”, classificadas como monumento nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho de 1910.

Com esta desclassificação, deixa consequentemente de existir a respetiva zona geral de proteção.

De acordo com Paulo Fernandes, que integrou o gabinete de apoio à presidência da Câmara de Penalva do Castelo de 1997 a 2001, o pedido de desclassificação já tinha sido solicitado nesta altura, depois de ter sido realizado um levantamento de todo o património existente no concelho e terem constatado a inexistência do monumento.

“Muitas vezes, as classificações do início do século XX eram solicitadas tendo por base a toponímia. O nome indica a existência de antas, mas, na verdade, não temos qualquer vestígio da sua existência“, esclareceu.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, desvalorizou “a desclassificação de algo que nunca existiu”. “Só teria pena se me viessem tirar algo que o concelho realmente tivesse”, sustentou.

Na sua opinião, esta classificação pode ter ocorrido fruto de alguma confusão com os limites da povoação de Matança, no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda.

“Existe uma anta na zona de Matança e os antepassados até podem ter pensado que esta pertencia à freguesia de Antas. O concelho de Penalva do Castelo só possui uma anta: a Anta do Penedo do Com, na freguesia de Esmolfe”, concluiu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.