Desaparecido há mais de um mês na selva canadiana, Sam já nem estava a ser procurado, devido às perigosas e extremas condições do local onde foi visto pela última vez. Contra todas as probabilidades, foi encontrado com vida.
Um jovem de 20 anos, que desapareceu durante uma viagem ao parque Redfern-Keily na Colúmbia Britânica, no Canadá, foi encontrado vivo depois de sobreviver cinco semanas na natureza com temperaturas que chegaram a atingir os -20°C, de acordo com a CBC News.
Dado como desaparecido em 19 de outubro, Sam Benastick tinha partido numa viagem de 10 dias para um remoto parque no norte das Montanhas Rochosas. Os esforços de busca foram abandonados no final do mês passado devido às condições climatéricas extremas. Mas a história trágica mudou totalmente de rumo na terça-feira.
Sam foi inesperadamente encontrado com vida por dois trabalhadores que se dirigiam para o lago Redfern e que o viram a caminhar na sua direção. Foi imediatamente transportado para um hospital, onde as autoridades confirmaram a sua identidade. Estava apoiado pelos seus dois bastões de caminhada e com o seu saco-cama cortado à volta das pernas para se aquecer.
Apesar de estar em mau estado físico após semanas de exposição a temperaturas negativas, espera-se que recupere.
A cabo Madonna Saunderson, da Polícia Real do Canadá (RCMP), mostrou-se aliviada: “Encontrar Sam vivo é o melhor resultado. Depois de todo este tempo, receávamos que não acabasse desta forma”, disse, em comunicado da polícia.
Sam já partilhou com as autoridades mais pormenores sobre a sua angustiante viagem de sobrevivência.
Inicialmente, ficou no seu carro durante alguns dias antes de se mudar para um riacho, onde acampou durante cerca de duas semanas. Mais tarde, mudou-se para um leito de riacho seco no vale, onde construiu um abrigo para suportar as semanas restantes, antes de se aventurar na área onde acabou por ser encontrado.
O esforço de salvamento envolveu mais de 120 voluntários de toda a Colúmbia Britânica. As equipas incluíam a RCMP, os Rangers canadianos e grupos locais de busca e salvamento de Fort Nelson e North Peace, até serem suspensas as buscas por elevado perigo.
View this post on Instagram
Os pais de Benastick rondaram a área de busca durante 20 dias — ficaram hospedados lá perto, sem nunca perder a esperança de encontrar o filho vivo.