Depois da Baleia Azul, desafio mortal Momo chega a Portugal

Depois da Baleia Azul, veio a Momo. A GNR já confirmou que há um caso do jogo viral registado em Portugal. No estrangeiro, vários casos terminaram em suicídio por enforcamento.

Foi registado um caso de adesão ao desafio online Momo em Portugal, confirmou ao JN o Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR). “Momo” é um nome de uma figura que envia conteúdos violentos a jovens através do WhatsApp e do jogo Minecraft.

Este é o primeiro registo desse jogo em Portugal e é tornado público quatro meses depois de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter alertado para este desafio, que, no estrangeiro, já foi responsável por vários suicídios.

O funcionamento é simples: um número de telefone é disseminado por grupos nas redes sociais. Quem o adicionar à lista de contactos, verá surgir na sua aplicação WhatsApp um contacto chamado Momo com a fotografia de uma estátua sorridente, de origem japonesa, que representa uma escultura de mulher-pássaro que esteve em exposição numa galeria no Japão em 2016.

Se o utilizador enviar uma mensagem a esse contacto, começará a receber respostas violentas e ameaças. A seguir, Momo desafia os atingidos a suicidarem-se. De acordo com as explicações da PSP, os primeiros registos do desafio foram reportados na Rússia, mas rapidamente expandiram para o México, Colômbia, Brasil, Argentina e França.

As autoridades de vários países estão a deixar alertas sobre o fenómeno. Em Espanha, a Guardia Civil emitiu, em julho, um aviso a pedir aos jovens que não adicionem o número de telemóvel. “Não adiciones a Momo”, lê-se numa publicação da Guardia Civil, que explica que este é o último fenómeno viral “da moda entre os adolescentes”.

https://twitter.com/guardiacivil/status/1020020449990782976?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1020020449990782976&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2018%2F07%2F31%2Fdepois-da-baleia-azul-a-momo-o-novo-fenomeno-online-na-mira-das-autoridades%2F

A origem do jogo Momo ainda está por identificar, mas sabe-se que há cinco números de telemóvel associados ao fenómeno. Três deles com indicativo +81, do Japão; um com indicativo +52, da Colômbia; e um outro com indicativo +57, do México.

Segundo um especialista da organização Safernet, que está a monitorizar a Momo, a quantidade de números de telemóvel associados está a aumentar.

De acordo com as autoridades, trocar mensagens com estes números de telemóvel resulta quase sempre em extorsão e em roubo de informações privadas – que podem ser utilizadas de forma criminosa –, mas também em assédio e incitação ao suicídio e à violência, podendo terminar em transtornos físicos e psicológicos.

Há casos de adolescentes que cederam ao desafio e se suicidaram, quase todos por enforcamento. Agora, o caso é registado em Portugal pela primeira vez.

Este é o desafio viral que substituiu a Baleia Azul, outro jogo em que a vítima era persuadida a completar várias metas, a última das quais o suicídio.

A PSP afirmou que houve dois casos de Baleia Azul em Portugal ao longo deste ano. Em setembro, uma rapariga de 9 anos caiu de um segundo andar em Sintra e as autoridades encontraram indícios de que ela estava dentro do jogo Baleia Azul.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É a maravilha das “redes sociais”.
    Por estas e por outras não quero nada com nenhuma delas. E não é por isso que deixo de estar contactável a qualquer hora do dia ou da noite.

  2. Quem for estúpido e cair nisto, será que se perde alguma coisa? Lamento mas já chega de tanto alarmismo e tanto ruído à volta das redes sociais e deste e doutros “perigos”…. uso redes sociais praticamente deste que foram vulgarizadas, e não entendo como alguém possa ser levado a fazer o que não quer.

  3. Por isso é que sempre digo para os pais não oferecerem tecnologias aos filhos.
    Compreendo que seja difícil de suportar as fases deles, mas se fazem filhos, têm que os aguentar. Não é fazê-los e depois entretê-los com tecnologias para eles não nos chatearem.

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …