Depois da Baleia Azul, desafio mortal Momo chega a Portugal

Depois da Baleia Azul, veio a Momo. A GNR já confirmou que há um caso do jogo viral registado em Portugal. No estrangeiro, vários casos terminaram em suicídio por enforcamento.

Foi registado um caso de adesão ao desafio online Momo em Portugal, confirmou ao JN o Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR). “Momo” é um nome de uma figura que envia conteúdos violentos a jovens através do WhatsApp e do jogo Minecraft.

Este é o primeiro registo desse jogo em Portugal e é tornado público quatro meses depois de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter alertado para este desafio, que, no estrangeiro, já foi responsável por vários suicídios.

O funcionamento é simples: um número de telefone é disseminado por grupos nas redes sociais. Quem o adicionar à lista de contactos, verá surgir na sua aplicação WhatsApp um contacto chamado Momo com a fotografia de uma estátua sorridente, de origem japonesa, que representa uma escultura de mulher-pássaro que esteve em exposição numa galeria no Japão em 2016.

Se o utilizador enviar uma mensagem a esse contacto, começará a receber respostas violentas e ameaças. A seguir, Momo desafia os atingidos a suicidarem-se. De acordo com as explicações da PSP, os primeiros registos do desafio foram reportados na Rússia, mas rapidamente expandiram para o México, Colômbia, Brasil, Argentina e França.

As autoridades de vários países estão a deixar alertas sobre o fenómeno. Em Espanha, a Guardia Civil emitiu, em julho, um aviso a pedir aos jovens que não adicionem o número de telemóvel. “Não adiciones a Momo”, lê-se numa publicação da Guardia Civil, que explica que este é o último fenómeno viral “da moda entre os adolescentes”.

https://twitter.com/guardiacivil/status/1020020449990782976?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1020020449990782976&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2018%2F07%2F31%2Fdepois-da-baleia-azul-a-momo-o-novo-fenomeno-online-na-mira-das-autoridades%2F

A origem do jogo Momo ainda está por identificar, mas sabe-se que há cinco números de telemóvel associados ao fenómeno. Três deles com indicativo +81, do Japão; um com indicativo +52, da Colômbia; e um outro com indicativo +57, do México.

Segundo um especialista da organização Safernet, que está a monitorizar a Momo, a quantidade de números de telemóvel associados está a aumentar.

De acordo com as autoridades, trocar mensagens com estes números de telemóvel resulta quase sempre em extorsão e em roubo de informações privadas – que podem ser utilizadas de forma criminosa –, mas também em assédio e incitação ao suicídio e à violência, podendo terminar em transtornos físicos e psicológicos.

Há casos de adolescentes que cederam ao desafio e se suicidaram, quase todos por enforcamento. Agora, o caso é registado em Portugal pela primeira vez.

Este é o desafio viral que substituiu a Baleia Azul, outro jogo em que a vítima era persuadida a completar várias metas, a última das quais o suicídio.

A PSP afirmou que houve dois casos de Baleia Azul em Portugal ao longo deste ano. Em setembro, uma rapariga de 9 anos caiu de um segundo andar em Sintra e as autoridades encontraram indícios de que ela estava dentro do jogo Baleia Azul.

ZAP // BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É a maravilha das “redes sociais”.
    Por estas e por outras não quero nada com nenhuma delas. E não é por isso que deixo de estar contactável a qualquer hora do dia ou da noite.

  2. Quem for estúpido e cair nisto, será que se perde alguma coisa? Lamento mas já chega de tanto alarmismo e tanto ruído à volta das redes sociais e deste e doutros “perigos”…. uso redes sociais praticamente deste que foram vulgarizadas, e não entendo como alguém possa ser levado a fazer o que não quer.

  3. Por isso é que sempre digo para os pais não oferecerem tecnologias aos filhos.
    Compreendo que seja difícil de suportar as fases deles, mas se fazem filhos, têm que os aguentar. Não é fazê-los e depois entretê-los com tecnologias para eles não nos chatearem.

RESPONDER

Benfica 2-0 Vitória SC | "Águia" vence e adia festa do Porto

Não foi esta terça-feira que o FC Porto festejou o 29º título de campeão nacional. Na recepção ao Vitória Sport Clube, o Benfica venceu por 2-0, num embate relativo à 32ª jornada da Liga NOS, …

Elon Musk lança concurso para ver quem consegue bater um caracol

O multimilionário, através da sua empresa especializada em construção de túneis, lançou um concurso mundial para ver quem é capaz de bater um caracol. De acordo com o jornal Daily Mail, Elon Musk lançou um concurso …

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …