Mais uma derrota para Trump: O Obamacare pode resistir

O Obamacare, que garantiu o acesso à saúde para milhões de norte-americanos, pode resistir às investidas de Donald Trump.

Segundo a CNN, John Roberts, presidente do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, e o juiz Brett Kavanaugh entenderam que não cabe ao tribunal revogar o Obamacare, “mesmo que algumas das cláusulas da legislação sejam consideradas inconstitucionais”. Esta posição representa uma vitória para a legislação, que enfrenta o terceiro e último escrutínio do Supremo.

O Obamacare foi aprovado no mandato de Barack Obama e tem sido alvo de duras críticas por parte do atual Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump quer que o Supremo Tribunal de Justiça revogue a legislação de saúde.

O The New York Times avança, esta terça-feira, que pelo menos cinco juízes do Supremo Tribunal, incluindo dois elementos da sua maioria conservadora, indicaram que votarão contra a revogação do último “exame” à Lei da Saúde. Isto significa que a legislação poderá sobreviver a este último escrutínio.

No entanto, ainda não é claro se o Supremo vai manter ou revogar o chamado mandato individual, que sofreu uma séria amputação em 2017. “Parece bastante claro que a solução adequada será cortar a cláusula do mandato e deixar o resto da lei em vigor”, disse o juiz Brett Kavanaugh, citado pelo diário norte-americano.

À semelhança de Kavanaugh, John Roberts afirmou que “o Congresso deixou o resto da lei intacta quando reduziu a pena [ausência seguro] para zero”. Stephen G. Breyer, Sonia Sotomayor e Elena Kagan – os três juízes da ala democrata do Supremo Tribunal – também se mostraram favoráveis, escreve o Expresso.

A lei conta com cinco votos de apoio e deverá ter votos contra de três juízes da ala conservadora: Clarence Thomas, Samuel Alito Jr., e Neil Gorsuch. A decisão final só deverá ser conhecida em junho de 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …