/

Derrocada de prédio em Itália faz desaparecidos e presos nos escombros

Parte de um prédio de cinco andares caiu, na manhã desta sexta-feira, perto de Nápoles, no sul de Itália. Pelo menos seis pessoas podem estar soterradas e sete desaparecidas.

As autoridades estão à procura de eventuais pessoas soterradas nos escombros, segundo o Diário de Notícias.

Há relatos de sete desaparecidos de duas famílias que viviam no prédio, incluindo duas crianças, apesar de ser “difícil dar informações oficiais sobre o número de desaparecidos”, adiantam as autoridades italianas. O colapso ocorreu pelas 06h20 da manhã – 05h20, em Lisboa.

Os bombeiros adiantaram que se estima que seis ou sete pessoas estejam soterradas nos escombros na localidade à beira-mar de Torre Annunziata, a cerca de quatro quilómetros da zona arqueológica de Pompeia.

A agência de notícias italiana ANSA citou testemunhas que disseram que não houve nenhuma explosão antes da queda do prédio, mas que um comboio tinha passado nas imediações em carris adjacentes.

Equipas de resgate estavam a remover os escombros à mão, passando-o para fora em baldes, enquanto os bombeiros em escadas verificavam a estabilidade da parte do edifício que se mantinha intacta.

Dois bombeiros ficaram feridos a trabalhar nas operações de socorro. Um deles terá sido já levado de ambulância, depois de ter sido atingido por escombros. As temperaturas no local rondam já os 30ºC, havendo voluntários a distribuir sais minerais às equipas no teatro de operações.

Segundo a imprensa local, há neste momento 70 pessoas a trabalhar nas buscas. A Proteção Civil italiana tem também cães a apoiar as operações.

Por volta das 09h20 – 08h20 em Lisboa – desta manhã, as equipas no local ouviram a voz de uma mulher que pedia ajuda, diz ainda a imprensa italiana, acrescentando que se está agora a trabalhar para a retirar dos escombros.

Os bombeiros conseguiram, no entanto, salvar Peky, o cão de um dos moradores do edifício que desabou, e retiraram-no com vida dos escombros. O dono do animal saiu de casa por volta das 05h00 da manhã – 04h00 em Lisboa – e por isso não estava em casa quando a derrocada ocorreu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.