/

Derrocada obriga evacuação de moradores na Madeira

Homem de Gouveia / Lusa

-

Uma derrocada, ocorrida esta quarta-feira de manhã, danificou alguns blocos de apartamentos na parte nova da cidade de Câmara de Lobos, na Madeira, e alguns moradores tiveram de ser evacuados, disse o presidente da autarquia.

Uma fonte do gabinete da presidência da câmara acrescentou que não há indicações de vítimas mortais ou de feridos, na sequência da derrocada.

O autarca, Pedro Coelho, disse à Lusa que a situação está a ser avaliada, mas que o “importante é que não haja vítimas mortais”.

A fonte do gabinete da presidência explicou à agência Lusa que alguns apartamentos ficaram danificados e que está a ser feito o levantamento da gravidade da situação provocada pelo desprendimento de pedras de grandes dimensões da encosta na parte traseira.

Também já foi contactado o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e a Proteção Civil está no local para “avaliar a situação da estabilidade escarpa”, havendo risco de outros desprendimentos.

Os moradores dos apartamentos afetados serão “realojados temporariamente no centro comunitário” existente no mesmo bairro habitacional, assegurou a fonte do gabinete.

“Foi uma derrocada que aconteceu hoje pelas 0730 da manhã. Felizmente, e isso é que é importante, não houve vítimas, não houve feridos“, disse o presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, após uma reunião com técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), do serviço regional de Proteção Civil e da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM).

O autarca explicou que o bloco de apartamentos, que faz parte do complexo de habitação social Nova Cidade, foi evacuado e permanecerá desocupado “por questões de segurança e de avaliação do talude” sobranceiro.

Das 16 famílias que vivem naquele edifício, nove, num total de 38 pessoas, serão temporariamente realojadas no centro comunitário, propriedade da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, localizado no mesmo complexo.

“Houve danos em algumas habitações, sobretudo no rés-do-chão e no primeiro andar. No interior, não”, explicou Pedro Coelho, vincando que a encosta sobranceira ainda representa uma ameaça, pelo que “nesta fase e neste bloco” as pessoas não vão para já pernoitar em casa.

O Complexo Habitacional Nova Cidade, localizado na margem de uma ribeira, junto a uma escarpa rochosa, perto do centro de Câmara de Lobos, foi inaugurado há 13 anos e é gerido pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.