Derrocada obriga evacuação de moradores na Madeira

Homem de Gouveia / Lusa

-

Uma derrocada, ocorrida esta quarta-feira de manhã, danificou alguns blocos de apartamentos na parte nova da cidade de Câmara de Lobos, na Madeira, e alguns moradores tiveram de ser evacuados, disse o presidente da autarquia.

Uma fonte do gabinete da presidência da câmara acrescentou que não há indicações de vítimas mortais ou de feridos, na sequência da derrocada.

O autarca, Pedro Coelho, disse à Lusa que a situação está a ser avaliada, mas que o “importante é que não haja vítimas mortais”.

A fonte do gabinete da presidência explicou à agência Lusa que alguns apartamentos ficaram danificados e que está a ser feito o levantamento da gravidade da situação provocada pelo desprendimento de pedras de grandes dimensões da encosta na parte traseira.

Também já foi contactado o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e a Proteção Civil está no local para “avaliar a situação da estabilidade escarpa”, havendo risco de outros desprendimentos.

Os moradores dos apartamentos afetados serão “realojados temporariamente no centro comunitário” existente no mesmo bairro habitacional, assegurou a fonte do gabinete.

“Foi uma derrocada que aconteceu hoje pelas 0730 da manhã. Felizmente, e isso é que é importante, não houve vítimas, não houve feridos“, disse o presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, após uma reunião com técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), do serviço regional de Proteção Civil e da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM).

O autarca explicou que o bloco de apartamentos, que faz parte do complexo de habitação social Nova Cidade, foi evacuado e permanecerá desocupado “por questões de segurança e de avaliação do talude” sobranceiro.

Das 16 famílias que vivem naquele edifício, nove, num total de 38 pessoas, serão temporariamente realojadas no centro comunitário, propriedade da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, localizado no mesmo complexo.

“Houve danos em algumas habitações, sobretudo no rés-do-chão e no primeiro andar. No interior, não”, explicou Pedro Coelho, vincando que a encosta sobranceira ainda representa uma ameaça, pelo que “nesta fase e neste bloco” as pessoas não vão para já pernoitar em casa.

O Complexo Habitacional Nova Cidade, localizado na margem de uma ribeira, junto a uma escarpa rochosa, perto do centro de Câmara de Lobos, foi inaugurado há 13 anos e é gerido pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …