/

“Dérbi da Invicta” joga-se no dia de São João, mas Liga recusa alterar data

Fernando Veludo / Lusa

As autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia estão contra a realização do jogo entre FC Porto e Boavista na noite de São João. A Liga recusa e os ‘dragões’ desvalorizam preocupação.

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, bem como operadores de transportes e responsáveis das forças de segurança, querem que o dérbi FC Porto e o Boavista, marcado para a noite de São João, seja adiado.

O dérbi concelhio FC Porto – Boavista, a contar para a 28.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol, está marcado para o Estádio do Dragão, às 21:15 de terça-feira, dia 23 de junho, noite tradicionalmente ligada às comemorações do São João nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

“Sobre a marcação de um dérbi futebolístico da cidade para essa noite, os presentes acordaram em manifestar ao Governo, às autoridades de saúde e à Liga Portugal, a sua preocupação acerca da realização do jogo de futebol entre o FC Porto – Boavista”, refere a nota da autarquia do Porto.

“Recorde-se que os restantes jogos onde intervêm os clubes com mais adeptos, foram todos agendados para dias de semana, exatamente pelas mesmas razões, pelo que não faria sentido a realização do dérbi da cidade, logo na noite de São João”, conclui a nota publicada após uma reunião que juntou os presidentes da câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia, e os responsáveis pela PSP, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal, Comboios de Portugal (CP), Metro do Porto e Sociedade Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Porém, a Liga dificilmente adiará o encontro entre FC Porto e Boavista face ao apertado calendário da prova e do mesmo ter já sido definido até às derradeiras jornadas.

Esta sexta-feira, o próprio FC Porto veio a público questionar o “drama” em torno da realização do jogo na noite de São João.

“Sempre que se pensa que é difícil inventar um novo tipo de episódios insólitos no futebol português, surge logo um novo e muito original. Há quase um mês, a 22 de maio, foi divulgado o calendário das últimas dez jornadas do campeonato. Todos os que o consultaram repararam que o dérbi entre o FC Porto e o Boavista tinha sido agendado para 23 de junho, na noite de São João. Passaram várias semanas e ninguém viu qualquer problema“, escreveram os portistas newsletter ‘Dragões Diário’.

“De repente, a menos de uma semana da sua realização, num momento em que as equipas trabalham em função de uma planificação que incluía aquele encontro naquele dia, naquela hora, parece que passa a ser imperativo reagendá-lo“, lê-se ainda.

Os ‘azuis e brancos’ ainda alertam para o facto de se estar a questionar a realização de um jogo à porta fechada, “precisamente na mesma cidade e na mesma noite em que haverá o espetáculo ‘Deixem o Pimba em Paz’ num espaço muitíssimo mais pequeno e com muito mais gente concentrada”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.