“Levanto a voz quando eu quiser”. Chega abandona Parlamento em protesto contra Santos Silva

21

António Pedro Santos / Lusa

Os deputados do Chega abandonaram, na tarde desta terça-feira, o hemiciclo, depois de um desentendimento com Augusto Santos Silva.

Uma troca de “galhardetes” (mais uma) entre os deputados do Chega e o presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva, levou a bancada parlamentar liderada por André Ventura a abandonar a sessão no plenário, desta terça-feira.

Ainda antes do arranque dos trabalhos parlamentares, André Ventura pediu a palavra a Santos Silva para esclarecer a razão pela qual o presidente da Assembleia não condenou as agressões e insultos a que três deputados do Chega foram alvo, na manifestação pelo direito à habitação em Lisboa, no sábado.

A dada altura, André Ventura exaltou-se e teceu afirmações que Augusto Santos Silva considerou ofensivas. O Presidente da Assembleia pediu, por isso, ao deputado do Chega que moderasse o tom de voz.

Na resposta, Ventura recusou-se a fazê-lo, alegando tem todo o direito de levantar a voz: “que eu eu saiba, não há limite de soundbytes aqui no Parlamento”, ironizou.

Levanto a voz quando quiser porque sou deputado eleito; por isso, se eu quiser levantar a voz, levante”, acrescentou.

Ventura diz que foram convidados

Antes, o Presidente da Assembleia tinha sugerido que a presença de deputados do Chega nos protestos de sábado foi um ato de provocatório: “Também nos devemos abster de atos de provocação em relação às iniciativas de outros. É isso que distingue o discurso e o debate democrático do discurso e do debate que vivem apenas da criação artificial de incidentes e da apologia do ódio”.

Mas Ventura insistiu que o deputado Filipe Melo recebeu um convite da plataforma organizadora da manifestação para estar presente: “O sr. Presidente acha que deputados agredidos e um deputado com 73 anos agredido numa manifestação é uma provocação, apesar de termos sido convidados…”.

Augusto Santos Silva tinha dito também que quanto à expressão “covarde” com que o sr. deputado “me mimoseou, esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, e não teve a coragem de repetir aqui quero apenas dizer-lhe: vossa excelência deve ter sempre em conta que quando me vê não se está a ver ao espelho“.

“Sr. Presidente, eu vou dizer-lhe uma coisa, honestamente: o sr. Presidente meu presidente já não é; desta bancada já não é; de uma parte do país já não é; e eu não o reconheço como Presidente da Assembleia da República e vou-me embora” – e foi mesmo, acompanhado dos restantes deputados do partido.

Miguel Esteves, ZAP //

21 Comments

  1. Tomou a decisão certa ……..desapareceram os Palhaços do Circo ! . Chega de Populismo e fogo de artificio de parte de A. Ventura e outros simples Figurantes pagos a preço de ouro ! . O Povo Português não precisa de “Politiquices” , mas sim de Políticos Idóneos e com sentido de Estado ao serviço do interesse e bem estar da Povoação en geral , que tanto desestimada está .

  2. Esta decisão de sair da assembleia foi a ideia mais positiva que o Ventura teve até hoje. Vamos ter algum descanso de verborreia imbecil, durante algum tempo.

  3. Sim atento e onde estão esses políticos actualmente? No PCP ? no PSD ?, na maioria PS que governa miseravelmente a saúde, a educação e o erário público há décadas e vem para a comunicação social dizer que não se consegue resolver em meses o que já vem de há 50 anos ? É uma vergonha!

  4. Manuel Joaquim . á questão “onde estão esses Políticos atualmente” , a resposta estão na Sociedade en Geral , mas quando querem fazer o melhor para o País , são imediatamente fagocitados por o Sistema viciado en Corporativismos Privados !…Quanto ao Ex – Lenine, visto o vazio de opinião que apresenta , é difícil considerar o seu pobre pensamento ! .

  5. Um “presidente” da AR que toda a gente sabe de onde vem e que não se sabe comportar, pois devia tratar com igualdade todos os Portugueses. Só sabe defender os corruptos do PS.

  6. Este autoritário e arrogante Santos Silva, é sem duvida cobarde, e de pouca postura ética para o cargo que ocupa, além de déspota também. Bem precisa de deputados de carácter tipo André Ventura, que com frontalidade lhe diga a este fulano a falta de deontologia que possui para o cargo que ocupa, realidade desenquadrada pois tal individuo não tem legitimidade para o cargo…Teria sim se fosse eleito por sufrágio popular, e não eleito por a escória que governa. Seja este ou outro qualquer a democracia exige que a voz do povo eleja o presidente da assembleia da Republica.

  7. Para se ser PAR tem que se ter uma grande capacidade de democracia, coisa que, infelizmente, este PAR não tem. Basta ver aquela rábula aquando o 25 de Abril. Pode-se não gostar do partido Chega, mas é um partido com assento na AR através do voto do Povo, como é o Livre e por isso deve merecer o respeito democrático do PAR, mas não é isso que tem acontecido e quando forem as próximas eleições o Chega ainda vai ter mais votos.

  8. Políticos Idóneos e com sentido de Estado ?! Aonde é eles estão? Andes a precisar de ir com urgência ao oftalmologista. É com gente como tu que permitem esta bandalheira governativa. Já chegámos agora à cauda da Europa. É um país de gatas onde os investidores fogem como o diabo da cruz. Muitos destes garotos armados em governantes já deveriam estar na grelha. Pobre país ao que tu chegaste.

  9. Inacreditável como alguns iluminados vêm aqui criticar o Chega como se o Chega fosse o grande problema deste país.
    Já o estado caótico a que este país chegou por responsabilidade do PS e dos outros da gerigonça ( que agora parece nada terem a ver com isso ) não interessa.
    O estado da justiça, da saúde, da educação e da habitação está de rastos. Qualquer instituição pública de atendimento ao público não funciona ou temos que ir para as filas no dia anterior para sermos atendidos… quem entrar num Hospital tem sorte de ser atendido ou até pode ficar numa maca nos corredores durante 3 dias como aconteceu com a mãe de um amigo meu.
    Mas a preocupação destes inteligentes é o Chega.
    É muita inteligência para umas cabecitas tão pequeninas.

  10. Não Partilho das ideias do Chega mas teve Razão em abandonar , pois o Santos Silva todos sabem sempre foi um Ditador , este Santos Silva é pior que o Salazar muito Pior. Espero bem que nunca chegue a Presidente da Republica porque depois teremos de fazer somente o que ele quer

  11. Atento, só corrigi o seu antónimo que estava errado… não é atento nas opiniões que emite.
    Isso não significa que não tem direito de pensar e se exprimir como quiser ou souber.

  12. Vale o que vale, não sou nem de perto nem de longe simpatizante do chega, muito menos do Ventura, mas que o Santos Silva é cá um terinho naquela assembleia, pois parece um verdadeiro Hitler que só o que ele diz é que é verdade, ninguém é dono da razão e muito menos um que já passou por vários governos corruptos como ele passou. O chega como oposição tem lugar na Assembleia como tem demonstrado e estas atitudes apenas fortalecem a sua posição…

  13. Quem diz que André Ventura tem carácter, deve pensar que a maioria do povo português não completou a instrução primária.
    Carácter é exatamente muito daquilo que lhe falta, para além de educação, honestidade moral e intelectual, sentido de dever e respeito, sentido de responsabilidade e um sem número de outros princípios que nos devem acompanhar quase desde o berço.
    O que ele têm é muita Trump(alhada) na cabeça.

  14. Caros co-cidadãos:
    Não acham que essas características negativas (de incompetência, de inexperiência, de total vazio de inteligência) do Chega existem em vários (demais) ministros deste governo?
    Que a fanfarronice e populismo de André Ventura é exactamente igual à de António Costa?
    Afinal há mais desAtentos do que parece!

  15. O SS que gosta de malhar na direita continua a usar o Parlamento para silenciar o terceiro partido mais votado pelos portugueses, tentando com isso ganhar protagonismo para assim concorrer a presidente da republica. O problema é que o SS com os seus tiques de ditador é mais perigoso como presidente do que o Chega a governar.

  16. E por essas e outras que estamos na situaçao que estamos, quanto mais me bates mais eu gosto de ti, é por isso que este pais é dos mais miseráveis da europa, povo que gosta de ser enganado, basta baixarem os combustiveis alguns centimos e caem logo com o voto neles. Agora é a situaçao das casas toda a gente quer casa sem trabalhar ou ganhar para ela. Destes manifestantes deviam averiguar que carros usam e que viaturas estão em seu nome. Pois o dinheiro que tem desviam do ordenado para pagar carros que depois só saem ao fim, semana para irem tomar cafe e mostar ao vizinho, so que comprar casa está quieto.
    Querem casas ganhem para elas tão facil como isso.

  17. so vejo canalha a mamar do PS
    mas quem é a tecla 3 , que defende o PS, perante tanta roubalheira , pais rumo ao abismo, miseria?
    o CHEGA devia de chegar a 1º ministro para arrumar com esta canalhada apoiante do PS

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.