Deputados brasileiros aprovam “constituição” da Internet

European Parliament / Flickr

-

Após cinco meses de polémica e intensos debates, a Câmara dos Deputados brasileira aprovou esta terça-feira o projeto do Marco Civil da Internet. O texto, que estava a ser discutido desde 28 de outubro de 2013, foi aprovado por votação simbólica.

O projeto define os direitos e deveres dos utilizadores e provedores de serviços de ligação à rede e aplicações na Internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter a garantia do direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. O texto segue agora para o Senado, onde se espera uma aprovação mais rápida.

“Hoje em dia precisamos de lei para proteger a essência da Internet que está ameaçada por práticas de mercado e, até mesmo, de governo. Precisamos garantir regras para que a liberdade na rede seja garantida”, disse o deputado Alessandro Molon, do Partido dos Trabalhadores, relator do projeto.

Após diversas negociações, o governo conseguiu que os partidos que se opunham ao Marco Civil mudassem de ideias, com apenas um voto contra. Eduardo Cunha, líder da bancada parlamentar do PMDB (oposição), afirma que o partido mudou a sua posição mas continua com “uma parte do receio de que a Internet chegou onde chegou por falta de regulação”.

Privacidade, liberdade, neutralidade

Antes da votação, um grupo de manifestantes entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, uma petição com mais de 340 mil assinaturas a favor do Marco Civil da Internet. Na ocasião, Alves disse que o projeto já estava “amadurecido” para ir à votação.

Entre os principais pontos da proposta estão: a garantia do direito à privacidade dos utilizadores, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela Internet. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que vendem esses dados para o setores de marketing ou vendas, mas isso passará a ser feito apenas com o consentimento do utilizador.

De acordo com o texto, as empresas não vão poder limitar o acesso a certos conteúdos ou cobrar preços diferenciados para cada tipo de serviço prestado.

Pontos polémicos

Antes da votação, o governo recuou e aceitou alterar alguns pontos considerados polémicos por deputados da oposição e da base aliada. O principal é o princípio da neutralidade de rede que assegura a não discriminação do tráfego de conteúdos, que será regulamentado pela Anatel, a agência brasileira de telecomunicações, e pelo Comité Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Ficou de fora também a obrigatoriedade das empresas provedoras de ligação à rede e aplicações de Internet manterem em território nacional a estrutura de armazenamento de dados, os chamados data centers, um ponto que tinha sido introduzido depois das denúncias de espionagem dos EUA.

Outro ponto do projeto é o que isenta os provedores de ligação à Internet de serem responsabilizados civilmente por danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros, o que só acontecerá se, depois de uma ordem judicial específica, o provedor não tomar as providências para retirar o conteúdo da rede.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …