Deputado quer que Constânio diga se Barroso lhe perguntou 3 vezes pelo BPN

Chatham House / Wikimedia

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O deputado social-democrata Duarte Marques quer que o Banco de Portugal esclareça o que fez para fiscalizar o BPN e se o anterior governador Vítor Constâncio foi alertado para o assunto pelo então primeiro-ministro Durão Barroso.

As várias perguntas surgem num requerimento que o deputado Duarte Marques vai enviar formalmente na segunda-feira de manhã ao governador do Banco de Portugal, mas que já hoje fez chegar informalmente tanto ao atual governador, Carlos da Silva Costa, como a Vítor Constâncio.

O requerimento surge depois de, numa entrevista ao semanário Expresso, o presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, revelar que enquanto chefe de Governo “chamou três vezes Vítor Constâncio a São Bento para saber se aquilo que se dizia do BPN era verdade”.

No entender do deputado Duarte Marques, este é “um dado novo que deve ser esclarecido”, já que esta declaração de Barroso mostra que em pouco mais de dois anos – governou entre março de 2002 e junho de 2004 – o então governador do Banco de Portugal foi questionado três vezes sobre a matéria BPN.

“Para o bom esclarecimento de todo este processo […], considero muito relevante o apuramento de todas as responsabilidades do órgão regulador do setor financeiro em Portugal, na altura liderado pelo dr. Vítor Constâncio, e quais as diligências que terá levado a cabo para esclarecer as dúvidas do então primeiro-ministro”, escreve o deputado social-democrata.

Nesse sentido, Duarte Marques pergunta a Carlos da Silva Costa se confirma o registo de reuniões pedidas por Durão Barroso ao então governador Vitor Constâncio, entre 2002 e 2004 e se há registo de diligências feitas a pedido de Constâncio no âmbito do processo BPN como consequência dos alertas feitos por Barroso.

Por outro lado, o deputado quer também saber qual o procedimento habitual do Banco de Portugal “sempre que surgem dúvidas ou alertas sobre determinado assunto ou instituição, quando levantadas por altos representantes da República ou do Governo”.

“Tendo em consideração o empenho atual do Banco de Portugal na regulação do setor financeiro, considera vossa excelência que, na posse do alerta feito pelo então chefe de Governo, o Banco de Portugal fez tudo o que estava ao seu alcance para fiscalizar a atividade do então BPN?”, questiona, por fim, o deputado.

Duarte Marques aproveita para lembrar o governador do Banco de Portugal que o processo de nacionalização do banco “já custou pelo menos oito mil milhões de euros aos contribuintes portugueses”, um valor que só estará fechado depois de “concluída a alienação de todo o ex-património do banco” e “resolvidos os litígios judiciais em curso”.

O social-democrata recorda ainda que durante as duas comissões de inquérito desenvolvidas pela Assembleia da República “ficaram confirmadas falhas sistémicas e operacionais da entidade reguladora do setor, o Banco de Portugal, então liderado pelo dr. Vitor Constâncio”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …