Deputado quer que Constânio diga se Barroso lhe perguntou 3 vezes pelo BPN

Chatham House / Wikimedia

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O deputado social-democrata Duarte Marques quer que o Banco de Portugal esclareça o que fez para fiscalizar o BPN e se o anterior governador Vítor Constâncio foi alertado para o assunto pelo então primeiro-ministro Durão Barroso.

As várias perguntas surgem num requerimento que o deputado Duarte Marques vai enviar formalmente na segunda-feira de manhã ao governador do Banco de Portugal, mas que já hoje fez chegar informalmente tanto ao atual governador, Carlos da Silva Costa, como a Vítor Constâncio.

O requerimento surge depois de, numa entrevista ao semanário Expresso, o presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, revelar que enquanto chefe de Governo “chamou três vezes Vítor Constâncio a São Bento para saber se aquilo que se dizia do BPN era verdade”.

No entender do deputado Duarte Marques, este é “um dado novo que deve ser esclarecido”, já que esta declaração de Barroso mostra que em pouco mais de dois anos – governou entre março de 2002 e junho de 2004 – o então governador do Banco de Portugal foi questionado três vezes sobre a matéria BPN.

“Para o bom esclarecimento de todo este processo […], considero muito relevante o apuramento de todas as responsabilidades do órgão regulador do setor financeiro em Portugal, na altura liderado pelo dr. Vítor Constâncio, e quais as diligências que terá levado a cabo para esclarecer as dúvidas do então primeiro-ministro”, escreve o deputado social-democrata.

Nesse sentido, Duarte Marques pergunta a Carlos da Silva Costa se confirma o registo de reuniões pedidas por Durão Barroso ao então governador Vitor Constâncio, entre 2002 e 2004 e se há registo de diligências feitas a pedido de Constâncio no âmbito do processo BPN como consequência dos alertas feitos por Barroso.

Por outro lado, o deputado quer também saber qual o procedimento habitual do Banco de Portugal “sempre que surgem dúvidas ou alertas sobre determinado assunto ou instituição, quando levantadas por altos representantes da República ou do Governo”.

“Tendo em consideração o empenho atual do Banco de Portugal na regulação do setor financeiro, considera vossa excelência que, na posse do alerta feito pelo então chefe de Governo, o Banco de Portugal fez tudo o que estava ao seu alcance para fiscalizar a atividade do então BPN?”, questiona, por fim, o deputado.

Duarte Marques aproveita para lembrar o governador do Banco de Portugal que o processo de nacionalização do banco “já custou pelo menos oito mil milhões de euros aos contribuintes portugueses”, um valor que só estará fechado depois de “concluída a alienação de todo o ex-património do banco” e “resolvidos os litígios judiciais em curso”.

O social-democrata recorda ainda que durante as duas comissões de inquérito desenvolvidas pela Assembleia da República “ficaram confirmadas falhas sistémicas e operacionais da entidade reguladora do setor, o Banco de Portugal, então liderado pelo dr. Vitor Constâncio”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …