Deputado do PS que negociou aumento de salário dos juízes é casado com uma juíza

O deputado do PS Fernando Anastácio, que coordena o grupo de trabalho responsável pela atribuição de um aumento do salário aos juízes, é casado com uma juíza desembargadora que vai ser beneficiada com aquele aumento.

O aumento do salário dos juízes foi aprovado na especialidade na quarta-feira e coloca os magistrados em topo de carreira com ordenados superiores ao do primeiro-ministro. Fernando Anastácio, que coordena o grupo de trabalho que está a discutir no Parlamento o novo Estatuto dos Magistrados Judiciais, é casado com a juíza Maria José Machado.

Mas o deputado assegura que, do seu ponto de vista, não há qualquer tipo de incompatibilidade. “Sou membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e sempre acompanhei assuntos ligados à Justiça”, disse ao jornal Expresso.

“Se fosse incompatível, um deputado professor não poderia discutir um estatuto dos professores. Ou ainda um deputado, que seja médico, não poderia discutir questões relativas ao Serviço Nacional de Saúde”, argumentou Fernando Anastácio ao Jornal de Notícias.

A medida, contida na proposta de Estatuto dos Magistrados Judiciais, fixou como teto salarial para os juízes o salário do Presidente da República, e não o do primeiro-ministro, e foi aprovada com os votos do PS, PCP e CDS (que propôs a medida). PSD e Bloco de Esquerda votaram contra.

O presidente do PSD, Rui Rio, foi dos primeiros a criticar abertamente a medida, acusando o Governo de ser “forte com os fracos e fraco com os fortes”. No Twitter, Rio divulgou uma tabela que mostra aumentos de 600 e 700 euros para os juízes.

A juíza Maria José Machado não é anónima: em 2013, foi advertida pelo Conselho Superior da Magistratura por ter participado na campanha eleitoral do marido — quando Fernando Anastácio se candidatou à presidência da câmara municipal de Albufeira.

Dois anos depois, foi Maria José Machado quem absolveu a ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, num processo em que a ex-governante tinha sido condenada a uma pena suspensa de três anos e meio de prisão por prevaricação de titular de cargo político.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este governo causa-me asco! Realmente algumas classes profissionais conseguem tudo tão facilmente, o que merecem, o que nem por isso e sobretudo o que não urge, outras nem de umas côdeas são dignas. É tudo tão justo e tão transparente!

RESPONDER

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …