Grzegorz Braun não gostou de ver um menorá que estava acesa para o feriado judaico do Hanukkah.
O dia na Polónia foi de apresentação de Governo. O novo primeiro-ministro, Donald Tusk apresentou no Parlamento quem vai liderar o país.
No entanto, minutos antes desse momento – que seria o foco nesta terça-feira – uma cena inesperada criou outro “espectáculo”.
Grzegorz Braun é um dos deputados Confederação Liberdade, partido de extrema-direita. Foi ele o protagonista em Varsóvia.
O deputado, que também é apoiante do Kremlin, viu num corredor um menorá, um candelabro, que estava acesa para assinalar o feriado judaico do Hanukkah que está a decorrer nesta semana.
Grzegorz Braun não gostou, pegou num extintor de incêndio e apagou as velas do menorá.
Polish parliamentarian used a fire extinguisher to extinguish a menorah lit on the occasion of #Hanukkah.#Poland pic.twitter.com/6Jxez27pGy
— Arthur Morgan (@ArthurM40330824) December 13, 2023
Este deputado acha que há uma conspiração para transformar a Polónia num “Estado judeu”.
Os trabalhos parlamentares foram temporariamente suspensos, descreve o canal Euronews. As velas foram acesas de novo, depois.
O presidente do parlamento classificou este gesto como “absolutamente escandaloso” e avisou: o caso vai ser apresentado à polícia. Para o primeiro-ministro, este momento foi “vergonhoso”.
Todos os partidos, à esquerda e à direita, condenaram este incidente. Quase todos – a Confederação Liberdade não.
O deputado foi expulso do resto da sessão parlamentar.
Milhares de Vitimas Judaicas e de outras Etnias , acabaram em cinzas en Auschwitz . Não é de admirar o seu (apreço) por a Ditadura Russa e seu Ídolo Putin . Envergonhou o seu País e a Europa para sempre !