Tobias Grotkjær Elmstrøm foi eleito recentemente para o Parlamento dinamarquês. Mas tem um currículo que o vai (e já está a) perseguir.
Foram mais de 4 mil votos, o quinto deputado mais votado do Moderados e chama-se Tobias Grotkjær Elmstrøm.
Tobias foi um dos 16 deputados recém-eleitos do Moderados, um partido recente que concorreu nas eleições legislativas realizadas há um mês na Dinamarca.
Mas este deputado tem um currículo enquanto advogado que o vai perseguir. Aliás, já está a persegui-lo.
Tobias Grotkjær Elmstrøm, que ainda é advogado ligado a assuntos de imigração, já foi multado. Três vezes. Ao todo, o seu escritório já recebeu avisos de pagamento de multas que chegam às 500 mil coroas, equivalente a 67 mil euros.
Em causa estão comportamentos que “desrespeitam de forma grosseira as boas práticas legais”, foi criticado pelo Conselho de Refugiados nacional e o seu escritório infringiu a Lei quando demitiu um funcionário em 2019, cita a estação DR.
Em 2016 alegou oficialmente que tinha estado numa reunião, pessoalmente, com um cliente que deveria defender no Conselho de Refugiados. Mas nunca tinha reunido com o cliente; foi um colega de escritório que o representou.
Nos outros dois casos que originaram multas, andou “à pesca” de clientes que já tinham advogado – algo que não é ético entre os advogados.
O currículo já era considerável mas, nesta terça-feira, a mesma DR relata que há mais uma denúncia contra Tobias.
O deputado, novamente enquanto advogado, andou literalmente a pedir a um cliente para andar a “dizer mal” sobre outro advogado, um concorrente. Pediu a um cliente para espalhar publicidade negativa sobre o colega de profissão.
Tobias Grotkjær Elmstrøm incentivou um cliente a utilizar o seu perfil no Facebook e a intrometer-se em muitos grupos naquela rede social para espalhar notícias negativas sobre o advogado Niels Erik Hansen.
Numa conversa no Messenger, reproduzida pela DR, vê-se qual foi o pedido do advogado: “Conta coisas más sobre ele, em vários grupos do Facebook e no teu perfil. Depois diz-me por e-mail o que decidiste. Eu vou ajudar-te com o teu caso – tu mereces”.
O cliente, não identificado, responde que vai enviar as informações negativas “o mais rapidamente possível”. E o agora deputado responde: “Nós ajudamo-nos uns aos outros”.
A reclamação foi apresentada pela Associação de Advogados de Imigração, junto do Conselho da Ordem de Advogados.
O Conselho de Administração da Associação dos Advogados Imigrantes considera que esta situação é grave – é um advogado que tenta fazer com que outros desacreditem outro advogado.
A queixa aguarda decisão do Conselho da Ordem dos Advogados.
Tobias Grotkjær Elmstrøm recusou ser entrevistado pela estação pública. Enviou um e-mail a dizer que mais de 12 mil casos já foram tratados pelo seu escritório desde a sua criação, em 2013.
E acrescentou: “Tenho um grande orgulho do meu trabalho e, naturalmente, aguardo o desenrolar deste caso pela Ordem dos Advogados. Eu dei a minha versão ao Conselho da Ordem, nada mais tenho a dizer”.
Lars Løkke Rasmussen, líder do novo partido e antigo primeiro-ministro da Dinamarca, assegura que não sabia deste novo caso. “É o Conselho da Ordem que deve tratar do assunto. Não há grande drama”.