/

Deputada “não é bem vinda” no parlamento dinamarquês com o seu bebé

A deputada dinamarquesa Mette Abildgaard queixou-se esta terça-feira de uma repreensão da presidente do Parlamento por ter levado a sua filha de cinco meses para o trabalho.

Abildgaard esclareceu que se tratou de uma primeira vez e que o fez porque o pai não podia ficar a tomar conta da criança.

Pia Kjærsgaard, ex-líder do Partido Popular Dinamarquês – conotado com a direita e com a extrema-direita – e que atualmente preside ao Parlamento, terá dito à deputada que “não é bem-vinda” com o seu bebé.

Num post de Facebook, Abildgaard, do Partido Popular Conservador, escreveu que já tinha visto um colega a levar a filha para o trabalho sem quaisquer problemas, pelo que não pediu autorização para fazer o mesmo.

Apelando à definição de diretrizes mais claras sobre o assunto, a deputada acrescentou ter combinado com a sua secretária que se a bebé fizesse “o mais pequeno barulho”, não a levaria para o hemiciclo. Como a criança estava “de bom humor”, decidiu levá-la consigo para dentro.

Contudo, a presidente do Parlamento passou uma mensagem através de um assistente, pedindo-lhe que retirasse o bebé. “Os deputados devem estar no hemiciclo, não bebés ou crianças”, disse Kjærsgaard à agência de notícias Ritzau, citada pelo Expresso.

Um porta-voz acrescentou ao jornal B.T. que Kjærsgaard se limitou a seguir as regras como presidente do Parlamento e que esta sentiu que o bebé estava “a perturbar a sessão”. Abildgaard afirma ter escolhido regressar ao trabalho “para servir a democracia”.

Em setembro, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, levou a sua filha de três meses para o discurso inaugural nas Nações Unidas, em Nova Iorque, tornando-se o primeiro líder mundial a participar numa Assembleia Geral com um filho. Também no ano passado, a ministra canadiana Karina Gould foi vista a amamentar o seu bebé no Parlamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.