Deputada “não é bem vinda” no parlamento dinamarquês com o seu bebé

A deputada dinamarquesa Mette Abildgaard queixou-se esta terça-feira de uma repreensão da presidente do Parlamento por ter levado a sua filha de cinco meses para o trabalho.

Abildgaard esclareceu que se tratou de uma primeira vez e que o fez porque o pai não podia ficar a tomar conta da criança.

Pia Kjærsgaard, ex-líder do Partido Popular Dinamarquês – conotado com a direita e com a extrema-direita – e que atualmente preside ao Parlamento, terá dito à deputada que “não é bem-vinda” com o seu bebé.

Num post de Facebook, Abildgaard, do Partido Popular Conservador, escreveu que já tinha visto um colega a levar a filha para o trabalho sem quaisquer problemas, pelo que não pediu autorização para fazer o mesmo.

Apelando à definição de diretrizes mais claras sobre o assunto, a deputada acrescentou ter combinado com a sua secretária que se a bebé fizesse “o mais pequeno barulho”, não a levaria para o hemiciclo. Como a criança estava “de bom humor”, decidiu levá-la consigo para dentro.

Contudo, a presidente do Parlamento passou uma mensagem através de um assistente, pedindo-lhe que retirasse o bebé. “Os deputados devem estar no hemiciclo, não bebés ou crianças”, disse Kjærsgaard à agência de notícias Ritzau, citada pelo Expresso.

Um porta-voz acrescentou ao jornal B.T. que Kjærsgaard se limitou a seguir as regras como presidente do Parlamento e que esta sentiu que o bebé estava “a perturbar a sessão”. Abildgaard afirma ter escolhido regressar ao trabalho “para servir a democracia”.

Em setembro, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, levou a sua filha de três meses para o discurso inaugural nas Nações Unidas, em Nova Iorque, tornando-se o primeiro líder mundial a participar numa Assembleia Geral com um filho. Também no ano passado, a ministra canadiana Karina Gould foi vista a amamentar o seu bebé no Parlamento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …