Deputada islandesa amamenta enquanto discursa no parlamento

A deputada islandesa Unnur Bra Konradsdottir amamentou a filha enquanto discursava no parlamento, esta quarta-feira, um ato que descreveu como “a coisa mais natural do mundo”.

Os deputados reagiram sem grande alarido e compreenderam que a deputada não teve outra opção senão discursar com a filha de seis semanas ao colo.

Os islandeses parecem ser liberais no que toca ao amamento em público, ao contrário de alguns outros países onde o assunto gera grande polémica – como aconteceu no ano passado, com a deputada argentina Victoria Donda Pérez.

“Ela tinha fome e eu não esperava ir ao púlpito, mas outro deputado estava a falar sobre uma proposta de lei que eu apresentei e eu tinha de responder”, afirmou Unnur Bra Konradsdottir, segundo o Independent.

“Ou eu deixava a menina a chorar com o deputado ao lado ou levava-a comigo. Achei que causaria menos distúrbios levá-la comigo”, sublinhou.

A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteram os seus deveres de mãe.

Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.

A imprensa islandesa destacou que esta foi uma novidade no país, que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Será que eu estou ficando maluco, e completamente anormal, ou o mundo anda todo ás avessas…??? É que não entendo como é possível que se possa ficar chocado com a visão de uma mama alimentando uma criança, e ser indiferentes ao sofrimento de muitas outras por esse mundo fora, nomeadamente no Médio Oriente atual.

  2. Protagonismo saloio não haja dúvida!

    Também gostava de saber se é natural levar crianças para o local de trabalho, é que as exigências e responsabilidades profissionais não alteram os meus deveres de pai…

  3. Em breve podemos urinar em publico enquanto discursamos, porque não tem nada mais natural e recorrente que urinar.

    Enfim.. Feminismo, Não admira que os africanos e árabes estejam a forçar a sua cultura e estadia nestas terras pela força e desrespeito.

  4. É sempre bonito ver uma mãe a dar de mamar ao filho, mas isto não será exibicionismo? Até porque o stress da situação pode adulterar a qualidade do leite…

  5. Ridiculo! Alguem diz a esta senhora que ela é ridicula? e esta noticia também é ridicula. O que é que a sra esta a fazer com a bebe naquele local? isto é tudo absurdo e demontra bem que nao existe no ser humano qualquer pingo de bom senso.

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …