Deputada islandesa amamenta enquanto discursa no parlamento

A deputada islandesa Unnur Bra Konradsdottir amamentou a filha enquanto discursava no parlamento, esta quarta-feira, um ato que descreveu como “a coisa mais natural do mundo”.

Os deputados reagiram sem grande alarido e compreenderam que a deputada não teve outra opção senão discursar com a filha de seis semanas ao colo.

Os islandeses parecem ser liberais no que toca ao amamento em público, ao contrário de alguns outros países onde o assunto gera grande polémica – como aconteceu no ano passado, com a deputada argentina Victoria Donda Pérez.

“Ela tinha fome e eu não esperava ir ao púlpito, mas outro deputado estava a falar sobre uma proposta de lei que eu apresentei e eu tinha de responder”, afirmou Unnur Bra Konradsdottir, segundo o Independent.

“Ou eu deixava a menina a chorar com o deputado ao lado ou levava-a comigo. Achei que causaria menos distúrbios levá-la comigo”, sublinhou.

A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteram os seus deveres de mãe.

Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.

A imprensa islandesa destacou que esta foi uma novidade no país, que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Será que eu estou ficando maluco, e completamente anormal, ou o mundo anda todo ás avessas…??? É que não entendo como é possível que se possa ficar chocado com a visão de uma mama alimentando uma criança, e ser indiferentes ao sofrimento de muitas outras por esse mundo fora, nomeadamente no Médio Oriente atual.

  2. Protagonismo saloio não haja dúvida!

    Também gostava de saber se é natural levar crianças para o local de trabalho, é que as exigências e responsabilidades profissionais não alteram os meus deveres de pai…

  3. Em breve podemos urinar em publico enquanto discursamos, porque não tem nada mais natural e recorrente que urinar.

    Enfim.. Feminismo, Não admira que os africanos e árabes estejam a forçar a sua cultura e estadia nestas terras pela força e desrespeito.

  4. É sempre bonito ver uma mãe a dar de mamar ao filho, mas isto não será exibicionismo? Até porque o stress da situação pode adulterar a qualidade do leite…

  5. Ridiculo! Alguem diz a esta senhora que ela é ridicula? e esta noticia também é ridicula. O que é que a sra esta a fazer com a bebe naquele local? isto é tudo absurdo e demontra bem que nao existe no ser humano qualquer pingo de bom senso.

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …