Deputada britânica adiou o parto para votar contra o acordo do Brexit

Chris McAndrew / Wikimedia

Deputada britânica Tulip Siddiq

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do seu segundo filho para poder votar o acordo do Brexit. A deputada trabalhista chegou ao Parlamento numa cadeira de rodas.

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do filho por dois dias para poder participar na votação do acordo do Brexit, esta terça-feira.Segundo o Observador, a deputada do partido Trabalhista, que votou contra o plano apresentado por Theresa May, chegou ao Parlamento britânico numa cadeira de rodas, empurrada pelo marido.

Siddid teve uma primeira gravidez difícil, pelo que os médicos aconselharam-na a fazer uma cesariana neste segundo parto. O nascimento do filho foi marcado para 4 de fevereiro, mas complicações de saúde levaram os médicos a aconselhá-la a ter o bebé mais cedo – esta terça ou quarta-feira.

No entanto, para que pudesse votar, a deputada trabalhista pediu para que a cesariana fosse adiada para esta quinta-feira. Depois de os médicos do Royal Free Hospital de Hampstead terem confirmado que estava tudo bem com a criança, o parto foi adiado.

Ao Evening Star, Tulip Suddid disse que “se o meu filho entrar no mundo um dia depois do que os médicos aconselharam, mas num mundo com uma hipótese de uma relação mais forte entre o Reino Unido e a Europa, então vale a pena lutar“.

Horas antes da votação, a deputada agradeceu no Twitter as mensagens de apoio e explicou que a decisão de adiar o nascimento do filho não foi tomada de ânimo leve. “Deixem-me esclarecer, não acredito no sistema de pairing – em julho, o governo roubou o voto de uma nova mãe”, afirmou, referindo-se ao caso de Brandon Lewis.

Normalmente, é dado às deputadas com uma gravidez avançada, ou aos deputados que estão doentes, a possibilidade de fazerem par (pairing) com um deputado do partido da oposição que também não pode votar. Esta é uma forma de garantir que os resultados das votações não são afetados.

No entanto, no verão passado, Brandon Lewis, do Partido Conservador, quebrou um acordo de pairing com Jo Swinson, dos Democratas Liberais. Lewis pediu desculpa pelo incidente e disse que o seu voto foi um acidente. É por este motivo que a deputada não acredita neste sistema.

“Se o sistema de pairing não é honrado, não há nada que eu possa fazer, e vai ser uma votação muito renhida. Esta é a maior votação da minha vida“, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …