Deputada britânica adiou o parto para votar contra o acordo do Brexit

Chris McAndrew / Wikimedia

Deputada britânica Tulip Siddiq

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do seu segundo filho para poder votar o acordo do Brexit. A deputada trabalhista chegou ao Parlamento numa cadeira de rodas.

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do filho por dois dias para poder participar na votação do acordo do Brexit, esta terça-feira.Segundo o Observador, a deputada do partido Trabalhista, que votou contra o plano apresentado por Theresa May, chegou ao Parlamento britânico numa cadeira de rodas, empurrada pelo marido.

Siddid teve uma primeira gravidez difícil, pelo que os médicos aconselharam-na a fazer uma cesariana neste segundo parto. O nascimento do filho foi marcado para 4 de fevereiro, mas complicações de saúde levaram os médicos a aconselhá-la a ter o bebé mais cedo – esta terça ou quarta-feira.

No entanto, para que pudesse votar, a deputada trabalhista pediu para que a cesariana fosse adiada para esta quinta-feira. Depois de os médicos do Royal Free Hospital de Hampstead terem confirmado que estava tudo bem com a criança, o parto foi adiado.

Ao Evening Star, Tulip Suddid disse que “se o meu filho entrar no mundo um dia depois do que os médicos aconselharam, mas num mundo com uma hipótese de uma relação mais forte entre o Reino Unido e a Europa, então vale a pena lutar“.

Horas antes da votação, a deputada agradeceu no Twitter as mensagens de apoio e explicou que a decisão de adiar o nascimento do filho não foi tomada de ânimo leve. “Deixem-me esclarecer, não acredito no sistema de pairing – em julho, o governo roubou o voto de uma nova mãe”, afirmou, referindo-se ao caso de Brandon Lewis.

Normalmente, é dado às deputadas com uma gravidez avançada, ou aos deputados que estão doentes, a possibilidade de fazerem par (pairing) com um deputado do partido da oposição que também não pode votar. Esta é uma forma de garantir que os resultados das votações não são afetados.

No entanto, no verão passado, Brandon Lewis, do Partido Conservador, quebrou um acordo de pairing com Jo Swinson, dos Democratas Liberais. Lewis pediu desculpa pelo incidente e disse que o seu voto foi um acidente. É por este motivo que a deputada não acredita neste sistema.

“Se o sistema de pairing não é honrado, não há nada que eu possa fazer, e vai ser uma votação muito renhida. Esta é a maior votação da minha vida“, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …