Depressão “Gisele” traz de volta o mau tempo

Jonathan Kos-Read / Flickr

Portugal continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira vão ser afetados, a partir desta terça-feira, pela passagem da depressão “Gisele”, que vai trazer chuva e vento forte e agitação marítima.

“Vamos ter novamente o impacto de uma depressão. Vamos ter precipitação e vento forte e novamente um episódio de agitação marítima a partir de amanhã, dia 14, no continente e na Madeira, mas no caso dos Açores chega já esta terça-feira”, diz Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista, no caso dos Açores, está previsto agitação marítima com ondas com uma altura mais significativa de cinco a oito metros e rajadas de vento da ordem dos 110 quilómetros por hora, em especial nos grupos central (Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e ocidental (Flores e Corvo).

“Nos casos da Madeira e continente será a passagem de uma superfície frontal fria que está associada à depressão ‘Gisele’ e vai fazer-se sentir durante o dia de quarta-feira. Vamos ter precipitação que será por vezes forte, acompanhada por granizo e trovoada, em especial a partir da tarde, altura em que a superfície vai atravessar o território”, adianta.

No que diz respeito à agitação marítima, Ângela Lourenço destaca que será uma situação mais pacífica do que a que se viveu no fim-de-semana passado, em que o território esteve sob aviso vermelho.

“Estamos à espera de ondas de oeste com quatro a cinco metros. Quanto ao vento, poderá chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas e aos 90 no restante território. As zonas do litoral e as terras mais elevadas são os sítios onde a rajada será mais elevada”, adianta.

Na Madeira, segundo o IPMA, a situação será mais pacífica, prevendo-se agitação marítima e precipitação intensa, mas não será tanto como no continente.

“O vento também vai ser menos intenso do que no continente. Mesmo no continente, as zonas onde se fará mais sentir o efeito da depressão serão as regiões mais a norte, porque a depressão depois vai para o golfo da Biscaia”, salienta.

Segundo Ângela Lourenço, a depressão nasce a norte dos Açores e vai em direção ao golfo de Biscaia, afetando de forma mais direta a parte norte da Península Ibérica.

“O dia mais crítico no que diz respeito aos efeitos da depressão é quarta-feira e a partir daí desloca-se em direção a nordeste afetando as Ilhas Britânicas. No entanto, vamos continuar com uma situação de chuva até ao fim-de-semana, mas já não é o efeito da depressão ‘Gisele'”, esclarece.

No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista adianta que haverá uma descida da mínima na quinta-feira, mas depois sobe e estabiliza.

“Vamos continuar com estas depressões e superfícies frontais que estão a deslocar-se no Atlântico. Normalmente tem uma trajetória de oeste para leste, tem uma génese aproximadamente na região costa leste dos EUA e tem tido um deslocamento muito a sul afetando diretamente o território nacional. Vamos continuar com este regime, ou seja, com chuva por vezes mais intensa e períodos em que não chove “, indica.

Continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo, uns devido a agitação marítima e outros por causa da chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O aviso para a precipitação vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de quarta-feira.

Estes distritos vão estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, podendo atingir os 100 nas terras altas entre as 9h e as 15h de quarta-feira.

Os distritos de Santarém, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 15h por causa do vento forte.

O IPMA emitiu também aviso amarelo entre as 15h00 de quarta-feira e as 06h00 de sexta-feira para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com quatro a cinco metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

Também a Madeira está até ao final do dia desta terça-feira sob aviso laranja devido ao vento e agitação forte.

De acordo com a Marinha Portuguesa, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, São Martinho do Porto e Ericeira estão hoje fechadas à navegação e as de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e a de Aveiro estão condicionadas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.