Depois das acusações feitas ao logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, os japoneses estão a usar as redes sociais para sugerir novas ideias.
Com a hashtag “unofficialemblem”, os japoneses estão a usar as redes sociais para partilhar possíveis sugestões de um novo logótipo para os Jogos Olímpicos de 2020, noticia a BBC.
Após as acusações feitas a Kenjiro Sano pelo alegado plágio, o Comité Olímpico dos JO anunciou, esta terça-feira, a retirada oficial do logótipo em questão.
Uma das ideias mais populares é a de reutilizar o logo usado, em 2011, aquando da candidatura de Tóquio a cidade olímpica.
Criada por um estudante de design, Ai Shimamine, a ideia mostra uma coroa de flores de cerejeira, uma das flores mais célebres do Japão.
A origem do logótipo é, na opinião da criadora, um pouco mórbida, já que a designer teve esta ideia depois de ver um filme no qual se via uma coroa de flores a ser colocada numa sepultura.
Outra das ideias mais partilhadas foi a do leque desenhado pelo ilustrador Kan Kan.
Nas palavras do seu autor, o leque representa sorte e é tradicionalmente usado para festejar.
“Com este símbolo, estou a expressar o apoio das muitas pessoas que estão a torcer pelo Japão”, disse o ilustrador.
Para além destas opções, existem muitos outros símbolos, entre eles um que se baseia no facto de o Japão ser conhecido como o “país do sol nascente“ e ainda na “shuriken”, uma arma de arremesso em forma de estrela.
O autor do logótipo retirado de cena, que em muito se assemelha ao símbolo do teatro belga de Liège, está novamente envolvido noutro caso de plágio.
1964 foi a última vez que Tóquio recebeu as Olímpiadas.
ZAP / BBC