/

Depois de suspeitas de plágio, japoneses sugerem novos logótipos para os Jogos Olímpicos

Depois das acusações feitas ao logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, os japoneses estão a usar as redes sociais para sugerir novas ideias.

Com a hashtag “unofficialemblem”, os japoneses estão a usar as redes sociais para partilhar possíveis sugestões de um novo logótipo para os Jogos Olímpicos de 2020, noticia a BBC.

Após as acusações feitas a Kenjiro Sano pelo alegado plágio, o Comité Olímpico dos JO anunciou, esta terça-feira, a retirada oficial do logótipo em questão.

Uma das ideias mais populares é a de reutilizar o logo usado, em 2011, aquando da candidatura de Tóquio a cidade olímpica.

Criada por um estudante de design, Ai Shimamine, a ideia mostra uma coroa de flores de cerejeira, uma das flores mais célebres do Japão.

A origem do logótipo é, na opinião da criadora, um pouco mórbida, já que a designer teve esta ideia depois de ver um filme no qual se via uma coroa de flores a ser colocada numa sepultura.

Outra das ideias mais partilhadas foi a do leque desenhado pelo ilustrador Kan Kan.

Nas palavras do seu autor, o leque representa sorte e é tradicionalmente usado para festejar.

“Com este símbolo, estou a expressar o apoio das muitas pessoas que estão a torcer pelo Japão”, disse o ilustrador.

Para além destas opções, existem muitos outros símbolos, entre eles um que se baseia no facto de o Japão ser conhecido como o país do sol nascente e ainda na “shuriken”, uma arma de arremesso em forma de estrela.

Studio Debie / Facebook

Os logótipos de Tokyo2020 e Théâtre de Liege, lado a lado, numa montagem apresentada no Facebook por Olivier Debie

Os logótipos de Tokyo2020 e Théâtre de Liege, lado a lado, numa montagem apresentada no Facebook por Olivier Debie

O autor do logótipo retirado de cena, que em muito se assemelha ao símbolo do teatro belga de Liège, está novamente envolvido noutro caso de plágio.

1964 foi a última vez que Tóquio recebeu as Olímpiadas.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.