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Autor do logótipo dos Jogos Olímpicos de Tóquio pede desculpa por plágio

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Studio Debie / Facebook

Os logótipos de Tokyo2020 e Théâtre de Liege, lado a lado, numa montagem apresentada no Facebook por Olivier Debie

Os logótipos de Tokyo2020 e Théâtre de Liege, lado a lado, numa montagem apresentada no Facebook por Olivier Debie

O autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Kenjiro Sano, que enfrenta uma acusação de plágio por esse trabalho, pediu desculpa na sexta-feira por nova polémica, agora numa campanha publicitária a uma cerveja sem álcool.

Em causa está uma série de imagens da campanha que a MR Design, empresa de Kenjiro Sano, pediu à marca que comercializa a bebida para serem retiradas.

kenjiro-sano / D&AD

O designer japonês Kenjiro Sano

O designer japonês Kenjiro Sano

“Uma investigação interna revelou que tínhamos utilizado parcialmente criações concebidas por terceiros para algumas das nossas criações. Sinto muito por ter causado tantos problemas a todos os interessados. Estou consciente das graves consequências das minhas ações”, explicou Sano em comunicado.

Esta nova polémica surge pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

No início de agosto, o designer belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua.

Debie alega que o logótipo de Tóquio2020, revelado em julho, é muito idêntico a um que desenhou para o Teatro de Liége.

No entanto, neste caso, e na sequência da polémica gerada pelas declarações de Olivier Debie, Kenjiro Sano garantiu que o desenho é uma obra sua.

“O desenho nasceu da minha imaginação, é uma obra da minha autoria”, disse, considerando que as acusações de plágio são “tristes e infelizes”.

/Lusa

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