Depois dos incêndios, enxurradas de lama já provocaram 13 mortos na Califórnia

Mike Nelson / EPA

Aumentou para 13 o número de mortos no sul do estado norte-americano da Califórnia na sequência de enxurradas de lama e detritos que arrastaram casas, após uma forte tempestade ter inundado áreas recentemente ardidas, anunciaram as autoridades locais.

O balanço de vítimas mortais, anteriormente situado nas oito, foi confirmado pelo xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em conferência de imprensa. Segundo o responsável, as operações na zona continuam em marcha com, pelo menos, 50 pessoas resgatadas até ao momento, enquanto 300 continuam presas numa das áreas atingidas pelas enxurradas. Há ainda informações de pelo menos 25 feridos no incidente.

A maioria das mortes ocorreram em Montecito, no noroeste de Los Angeles, onde residem várias celebridades norte-americanas, entre elas Oprah Winfrey, Rob Lowe e Ellen DeGeneres.

Muitas casas situadas em vales devastados pela recente vaga de incêndios na Califórnia ficaram destruídas, desconhecendo-se o paradeiro dos residentes locais, em parte porque há áreas onde está a ser difícil aceder por causa da queda de árvores e de cabos elétricos. As equipas de resgate e salvamento têm estado a recorrer a helicópteros, mesmo durante as chuvas torrenciais, por causa das estradas cortadas.

As autoridades referem ainda que apenas uma “pequena percentagem” da população daquela zona da Califórnia respeitou as ordens de retirada que foram sendo emitidas à medida que a tempestade se aproximava.

A primeira grande tempestade desta estação abateu-se sobre a maior parte do Estado do sul dos EUA, com ventos fortes, trovoadas e chuvas que quebraram recordes, na região da baía de São Francisco, antes de avançar hoje para leste, para Central Valley e Sierra Nevada.

A baixa de São Francisco registou um recorde de chuva de oito centímetros de altura na segunda-feira, ultrapassando a anterior marca de seis centímetros, datada de 1872, e fazendo do dia o 16.º mais chuvoso desde 1849, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, citado pela agência AP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …