O calçado português manteve-se em 2014 o segundo mais caro do mundo depois do italiano, mas a associação setorial antecipa que, devido ao sucesso das recentes inovações em sintéticos e plásticos, o preço médio seja “reajustado em baixa”.
“O preço médio do calçado português nos mercados internacionais tem vindo a aumentar significativamente, fruto nomeadamente da aposta das empresas na migração da produção de calçado para segmentos de maior valor acrescentado”, disse à Lusa fonte da Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos.
“Espera-se, no entanto, que nos próximos anos o preço médio do calçado português possa ser reajustado em baixa, à medida que forem sendo introduzidos novos produtos, nomeadamente a exportação de calçado em outros materiais – por exemplo, em sintéticos e em plástico”, acrescentou.
Segundo a associação, este é o caminho apontado no último plano estratégico do setor, o FOOTure 2020, já que “permitirá a Portugal diversificar a sua gama de produtos, de modo a aprofundar a estratégia de penetração em novos mercados”.
Por enquanto, contudo, os cerca de 28 euros a que em 2014 foi comercializado cada par de calçado produzido e exportado por Portugal, segundo dados do World Footwear Yearbook 2015, destacam-se como o segundo maior preço médio de exportação a nível internacional, apenas superado pelo calçado italiano.
Conforme explica a APICCAPS, a “forte especialização” de Portugal na produção e exportação de calçado em couro – mais de 80% – foi “determinante para este resultado”.
“Apenas Itália revela um desempenho melhor do que o português”, com um preço médio na ordem dos 50 dólares (cerca de 44,28 euros), refere a associação, mantendo-se Espanha, o outro “grande concorrente” internacional de Portugal, a uma “grande distância” ao exportar o seu calçado a 22,03 dólares (cerca de 19,51 euros) o par.
Já a China, que assegura 65% da produção mundial de calçado, fica-se por um preço médio do par de calçado exportado de 4,44 dólares (cerca de 3,93 euros), oito vezes mais baixo do que o calçado português.
Segundo dados da APICCAPS, Portugal exportou, em 2014, cerca de 95% da sua produção para mais de 150 países dos cinco continentes, num valor próximo dos 1.900 milhões de euros, a maior cifra de sempre de exportação.
Desde 2009, as vendas do setor ao exterior cresceram mais de 50%, passando de 1.200 milhões de euros para 1.850 milhões de euros em cinco anos.
No mesmo período, o calçado afirmou-se como “o produto que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa”, com um saldo positivo na ordem dos 1.300 milhões de euros, destaca a associação.
/Lusa