Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), em 1979.

Em declarações ao Times Radio, citadas pelo jornal britânico The Guardian, Mary Lou McDonald, presidente do Sinn Féin, um dos movimentos políticos mais antigos da Irlanda, lamentou que Lorde Mountbatten, de 79 anos, tivesse morrido quando o barco de pesca em que estava explodiu devido a uma bomba do Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

“O exército e as forças armadas associadas ao príncipe Charles realizaram muitas, muitas ações violentas na nossa ilha. Posso dizer, é claro, que sinto muito pelo que aconteceu. Claro, isso é de partir o coração. O meu trabalho, e acho que o Príncipe Charles e outros apreciariam isso, é liderar para a frente, agora, nestes tempos”, afirmou McDonald.

“Eu acredito que é o nosso trabalho garantir que nenhuma outra criança, nenhuma outra família, não importa quem seja, sofra o mesmo trauma e desgosto que eram comuns em todos os lados desta ilha e além. Tenho a responsabilidade absoluta de garantir que nenhuma família enfrente isso novamente e estou feliz em reiterar isso no fim de semana em que a rainha enterrou o seu amado marido”, acrescentou.

Aidan Crawley / EPA

Mary Lou McDonald, líder do Sinn Féin

Mountbatten morreu enquanto pescava na costa de Mullaghmore, County Sligo, onde passava férias na sua casa de verão no Castelo Classiebawn. Também morreram o seu neto de 14 anos, Nicholas Knatchbull, o estudante Paul Maxwell, de 15 anos, e Lady Doreen Brabourne, a sogra de 83 anos da filha de Mountbatten.

O pedido de desculpas representa uma mudança de tom em relação ao antecessor do McDonald’s, Gerry Adams, que, embora expressando pesar pelo assassinato, disse anteriormente que Mountbatten conhecia os riscos de viajar para a Irlanda.

O IRA afirmou que Mountbatten era um alvo legítimo.

Os seus comentários surgem seis anos depois de Adams e o Príncipe Charles terem apertado as mãos durante uma reunião histórica na Universidade Nacional da Irlanda de Galway, em 2015.

Charles foi a Mullaghmore nessa visita, onde falou da sua “angústia por uma perda tão profunda”. “Através desta experiência terrível, porém, agora entendo de forma profunda as agonias suportadas por tantos outros nestas ilhas, de qualquer fé, denominação ou tradição política.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …