Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), em 1979.

Em declarações ao Times Radio, citadas pelo jornal britânico The Guardian, Mary Lou McDonald, presidente do Sinn Féin, um dos movimentos políticos mais antigos da Irlanda, lamentou que Lorde Mountbatten, de 79 anos, tivesse morrido quando o barco de pesca em que estava explodiu devido a uma bomba do Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

“O exército e as forças armadas associadas ao príncipe Charles realizaram muitas, muitas ações violentas na nossa ilha. Posso dizer, é claro, que sinto muito pelo que aconteceu. Claro, isso é de partir o coração. O meu trabalho, e acho que o Príncipe Charles e outros apreciariam isso, é liderar para a frente, agora, nestes tempos”, afirmou McDonald.



“Eu acredito que é o nosso trabalho garantir que nenhuma outra criança, nenhuma outra família, não importa quem seja, sofra o mesmo trauma e desgosto que eram comuns em todos os lados desta ilha e além. Tenho a responsabilidade absoluta de garantir que nenhuma família enfrente isso novamente e estou feliz em reiterar isso no fim de semana em que a rainha enterrou o seu amado marido”, acrescentou.

Aidan Crawley / EPA

Mary Lou McDonald, líder do Sinn Féin

Mountbatten morreu enquanto pescava na costa de Mullaghmore, County Sligo, onde passava férias na sua casa de verão no Castelo Classiebawn. Também morreram o seu neto de 14 anos, Nicholas Knatchbull, o estudante Paul Maxwell, de 15 anos, e Lady Doreen Brabourne, a sogra de 83 anos da filha de Mountbatten.

O pedido de desculpas representa uma mudança de tom em relação ao antecessor do McDonald’s, Gerry Adams, que, embora expressando pesar pelo assassinato, disse anteriormente que Mountbatten conhecia os riscos de viajar para a Irlanda.

O IRA afirmou que Mountbatten era um alvo legítimo.

Os seus comentários surgem seis anos depois de Adams e o Príncipe Charles terem apertado as mãos durante uma reunião histórica na Universidade Nacional da Irlanda de Galway, em 2015.

Charles foi a Mullaghmore nessa visita, onde falou da sua “angústia por uma perda tão profunda”. “Através desta experiência terrível, porém, agora entendo de forma profunda as agonias suportadas por tantos outros nestas ilhas, de qualquer fé, denominação ou tradição política.”

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …