Brexit: Londres vai dar “carência de dois anos” aos cidadãos da UE

O Governo britânico adiantou esta terça-feira que vai dar “um período de carência” de dois anos após o Brexit aos cidadãos comunitários residentes no Reino Unido que decidirem solicitar residência permanente no país.

O Ministério Interior e o Ministério para o Brexit do Reino Unido informaram em comunicado conjunto que estabeleceram uma série de “garantias adicionais” para cidadãos da União Europeia perante a saída britânica do bloco comum europeu, que será efetivada, previsivelmente, a 29 de março de 2019.

Londres enviou estas propostas a Bruxelas como parte de um “documento técnico” com o qual espera avançar nas negociações sobre as condições de saída do Reino Unido da UE.

O documento assegura que os funcionários responsáveis por avaliar as solicitações de residência permanente de cidadãos europeus vão ter a flexibilidade necessária para assegurar que os pedidos não são contestados por “aspetos técnicos menores”. Os cidadãos cuja solicitação tiver sido rejeitada, vão poder recorrer da decisão.

“Deixamos claro que os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido dão uma enorme contribuição ao nosso país e queremos que fiquem“, assegura no comunicado a ministra de Interior, Amber Rudd. O ministro para o Brexit, David Davis, afirmou que “salvaguardar os direitos dos cidadãos comunitários” é a “principal prioridade”.

Após cinco rodadas de negociações, os 27 membros restantes da UE ainda não deram sinal verde para passar a uma segunda fase, na qual será abordada a futura relação comercial entre Londres e a União.

Bruxelas insiste que, antes de discutir assuntos comerciais, são necessários “avanços suficientes” quanto aos direitos dos cidadãos europeus após o Brexit, o futuro status da fronteira entre a República da Irlanda e a região britânica da Irlanda do Norte, assim como o acerto de contas devidas pelo Reino Unido ao restante bloco.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, assegurou que espera acordar um período de transição de “dois anos” com a UE para que o Reino Unido mantenha o acesso ao mercado único durante esse tempo.

O plano anunciado hoje facilita o pedido de residência permanente por europeus, diminuindo a burocracia e tornando parte do processo digital, “otimizado e amigável para o usuário”.

No que toca aos cidadãos que já receberam a residência permanente, também se devem registar através do novo sistema digital, mas o Governo prevê que o processo seja “simples e de baixo custo”.

// EFE

 

PARTILHAR

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …