Depois de Aylan, já morreram afogadas 358 crianças no Mediterrâneo

golgetiyatro / Twitter

Uma ilustração com base na imagem do pequeno Aylan Kurdi foi uma das vítimas do naufrágio de uma embarcação com migrantes sírios, na Turquia

Uma ilustração com base na imagem do pequeno Aylan Kurdi foi uma das vítimas do naufrágio de uma embarcação com migrantes sírios, na Turquia

A imagem do pequeno Aylan Kurdi morto numa praia turca espalhou-se nas redes sociais e causou emoção em todo o mundo. Mas a Organização Internacional para as Migrações alerta que tragédias como a do menino sírio continuam a acontecer todos os dias.

Segundo dados da OIM, apenas 217 dias após a tragédia que vitimou o menino curdo de três anos, 358 crianças já foram vítimas de afogamento na costa do Mediterrâneo.

As mortes destes menores, todas ocorridas nas águas do Mediterrâneo que separam a Turquia da Grécia, representam quase metade de todas as vítimas mortais mortas nesta rota, no mesmo período.

As crianças, normalmente embarcadas com a família em pequenos botes para fugir dos seus países em busca de melhores condições de vida, enfrentam perigos acrescidos e correm um risco elevado de vida durante a travessia.

Segundo fontes citadas pela OIM, esta quarta-feira ocorreu mais uma tragédia na costa da Líbia, quando um bote de borracha com 120 migrantes naufragou, pouco depois de partir em direcção a Itália.

31 migrantes foram resgatados pela marinha líbia, mas 89 náufragos continuam desaparecidos.

Aylan Kurdi, o menino curdo que morreu a 2 de setembro numa praia turca, viajava com a família, à qual tinha sido recusado o pedido de asilo ao Canadá, quando o barco em que viajavam naufragou. Apenas o pai se salvou do naufrágio.

As imagens do corpo de Aylan, morto sobre a areia da praia, percorreram a internet e emocionaram o mundo inteiro.

Desde então, 358 outros Aylans morreram.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máximo de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …

Forças Armadas vão passar a pagar rendas às Finanças

As Forças Armadas (FA) vão ter de pagar às Finanças uma renda pelos edifícios que usem e que sejam património do Estado. As FA estavam isentas desta obrigação desde 2012. As Forças Armadas perdem assim a …

Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças. Os investigadores descobriram dois …

Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto. De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada …

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recusa convite para visitar Coreia do Sul

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un recusou na quinta-feira um convite de Seul para visitar a Coreia do Sul na próxima semana, a convite do chefe de Estado daquele país, Moon Jae-in. O convite …