Depois da tempestade, a bonança? Inflação recua pelo segundo mês consecutivo

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu em Frankfurt

Em Portugal, a taxa de inflação anual estimada para dezembro é de 9,8%, face aos 10,2% de novembro.

A taxa de inflação homóloga recuou em dezembro de 2022 para os 9,2% na zona euro, face aos 10,1% de novembro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat divulgada esta sexta-feira, 6 de janeiro. Esta descida está alicerçada na descida dos preços, que em dezembro estiveram 0,3% mais baixos do que no mês anterior.

De acordo com o serviço estatístico da União Europeia, em dezembro, a inflação recuou pelo segundo mês consecutivo, após 17 meses a registar aumentos e valores recorde desde novembro de 2021. A baixa deve-se principalmente a um recuo da taxa de inflação homóloga do setor da energia para os 25,7% em dezembro face aos 34,9% de novembro.

Considerando os restantes componentes do indicador, o da alimentação, álcool e tabaco registou uma taxa de inflação anual de 13,8% (13,6% em novembro), os bens industriais não energéticos de 6,4% (6,1%) e os serviços de 4,4% (4,2% em novembro).

Entre 19 países do euro (a Croácia só aderiu em 2023), a taxa de inflação homóloga — medida pelo índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) —, recuou em todos eles, com a mais alta a ser estimada na Letónia (20,7%) e a mais baixa em Espanha (5,6%).

Em Portugal, a taxa de inflação anual estimada para dezembro é de 9,8%, face aos 10,2% de novembro.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.