Denunciantes são “essenciais para combater a corrupção”, mas em Portugal há “falta de sensibilidade”

European Parliament / FLickr

Ana Gomes

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal “existem falhas de sensibilidade” face aos denunciantes, que “não são protegidos”, apesar de serem “absolutamente essenciais para combater a corrupção”, frisando o exemplo de Rui Pinto.

“Existem muitas falhas nesta área e total falta de sensibilidade”, afirmou a ex-eurodeputada Ana Gomes, esta segunda-feira.

“Vemos muitas das instituições que deveriam ser as primeiras a pôr em prática a regulamentação, quer portuguesa, quer europeia, a perverterem esses instrumentos e a não protegerem os denunciantes que são, do meu ponto de vista, absolutamente essenciais para combater a corrupção“, continuou.

A ex-eurodeputada, que falava em Guimarães, no distrito de Braga, num encontro inserido nas comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção, que se assinala esta segunda-feira, num dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu um “claro consenso nacional” no combate à corrupção.

Segundo Ana Gomes, no que diz respeito ao tratamento dos delatores, o caso Rui Pinto “é flagrante”.

“Ele é um denunciante nos termos da quarta diretiva contra o branqueamento de capitais que está em vigor em Portugal e na Europa. E é lamentável que uma pessoa que colaborou com instituições de justiça não esteja a ser considerado pelo Ministério Público em Portugal. Esperemos que isso esteja a ser corrigido e que a criminalidade que foi exposta por Rui Pinto tenha tanta ou mais atenção do que a criminalidade que o Ministério Público imputa a Rui Pinto”, referiu.

Ana Gomes frisou que o combate à corrupção “é um combate de toda a sociedade e antes de mais um combate político”, mas para a ex-eurodeputada “os sinais que têm sido dados na parte política não são consequentes com as palavras“.

Há contradições do próprio programa deste Governo que fala em combate à corrupção, mas depois tem medidas como facilitar e permitir que aumentem os ‘vistos gold’. E há muita falta de meios técnicos e humanos”, enumerou.

Ana Gomes defendeu que o combate à corrupção passa por confiscar aos corruptos e corruptores o produto da criminalidade em que estão envolvidos, mas lamentou que “em Portugal exista um gabinete de recuperação de ativos que faz o que pode, mas pode pouco”.

“Temos legislação europeia para facilitar o confisco, mas a transposição para Portugal tem falhado de forma clamorosa. Quando vemos indivíduos como Ricardo Salgado e seus cúmplices a dispor de tremendos recursos em Portugal e em offshores e por via desses meios a poder perturbar as investigações, ficamos preocupados”, disse Ana Gomes.

Hoje, num dia em que o Governo anunciou medidas para esta área, também Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma mensagem no site da Presidência em que “insiste na necessidade de claro consenso nacional nesse combate e espera que ele se traduza, nesta nova legislatura, em medidas concretas”.

“Tudo num clima de reforce a confiança dos portugueses no poder judicial, pilar cimeiro do Estado de Direito e da Justiça”, lê-se no texto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Delação premiada?
    Quer dizer: PAGUEM – SE AOS BUFOS!….LEMBRA – ME QQ COISA DE OUTROS TEMPOS.
    Isto é, um bandido (tão ou mais que os restantes membros da quadrilha) negoceia (SIM É DISSO QUE SE TRATA) a redução OU ANULAÇÃO DA PENA em troca de ENTALAR OS OUTROS, OU SEJA, DIZER O QUE A PJ E O MP QUEREM QUE ELE DIGA (AINDA Q SEJA MENTIRA) PARA ENTALAREM OS “OUTROS”…OS BANDIDOS, PORQUE, O DELATOR…ATÉ FOI BONZINHO!..
    TOCA A FAZER CRIMES E, DEPOIIS, BASTA. EU QUERO COOPERAR COM AS AUTORIDADES E…PRONTO, BASTA QUE ME DEIXEM PERCEBER, OU DIGAM, O QUE QUEREM QUE EU DIGA. Elementar meu caro Watson. VIVAM OS BANDIDOS BUFOS…

    • Não será bem assim. E obviamente terá de provar o que afirma. Se pensar no modo como a corrupção funciona, na generalidade dos casos, é praticamente impossível prová-la de forma direta. Apenas se percebe que aquele ou o outro têm mais do que deviam ter, suspeita-se de onde tenha vindo e a troco de quê, mas se ninguém abrir a boca, nunca passará disto, eternas suspeições. Temos vários casos públicos em que isso é bem evidente.
      Acho esta medida positiva e parece-me que poderá levar a um maior e melhor combate ao fenómeno da corrupção que efetivamente destrói por completo a nossa sociedade. É o compadrio, é o favorecimento de amigos, colegas de partido, a colocação dos boys,… Acaba-se a meritocracia e vingam os que estão dispostos a todas as negociatas. É assim que o país está. Entregue aos bichos.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …