Dentistas do Bem chegam ao interior para tratar jovens carenciados

SXC

-

Os Dentistas do Bem chegaram ao interior norte de Portugal sendo a vila de Mogadouro a primeira localidade desta região a acolher este serviço prestados por médicos dentistas voluntários que vão realizar consultas dentárias a criança e jovens carenciados.

“É importante chegar ao interior do país. Ainda não tínhamos conseguido ativar o projeto no Interior Norte e assim Mogadouro é primeira localidade desta região a acolher a nossa iniciativa”, disse à Lusa Carla Graça, representante da Turma do Bem.

A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental (ONG), cujo principal projeto é o Dentista do Bem, quer começar o ano de 2014 a espalhar sorrisos de norte a sul de Portugal, e “escolheu” Mogadouro para ajudar a descentralizar o projeto que até agora ainda não tinha chegados aos distritos de Bragança, Vila Real ou Guarda.

Em Mogadouro, foram selecionados 20 jovens do agrupamento de Escolas local, dos quais os que mais necessitam de tratamento serão “adoptados” dos 11 até aos 18 anos por um Dentista do Bem que acompanhará e fará todo o tratamento necessário.

“A ideia do projeto passa por tratar crianças e jovens que noutras situações não tinham possibilidades de fazer este tipo de consulta e acompanhamento dentário”, acrescentou a responsável.

Para Irene Louçano, presidente do Agrupamento de Escola de Mogadouro, esta iniciativa “é de louvar”, já que se nota que há “necessidades “que têm se ser colmatadas.

Agora, a responsável gostaria de ver a medida” mais alargada” e que pudesse servir a mais alunos, já que de momento só foram selecionados 20 adolescentes.

Os tratamentos são feitos gratuitamente nos consultórios dos cerca de 480 médicos dentistas que aderiram à iniciativa: os Dentistas do Bem.

Já Maurico Colpas Trigo, o coordenador local dos Dentistas do Bem, refere que para além de ser um “desafio” é um projeto que envolve “socialmente crianças e jovens que estão em idade de ter uma boa saúde dentária”.

“O facto de começar a ser um projeto descentralizado é porque acreditamos que a iniciativa terá de vista num contexto mais abrangente que não inclua só as cidades do litoral”, enfatizou o médico dentista.

As crianças e os jovens são escolhidos durante uma triagem que é realizada por um profissional de saúde e um elemento da Turma do Bem, os quais se deslocam a instituições e escolas para averiguar quem precisa de cuidados dentários e não os pode pagar.

Atualmente, a rede de Dentistas do Bem em Portugal soma cerca de 480 médicos voluntários, que já atendem mais de 1300 jovens.

“A ideia é criar nos próximos tempos uma rede de 500 médicos dentistas para assim conseguirmos chegar as mais crianças e jovens carenciados”, frisou.

A nível mundial, mais de 41.000 jovens recebem os préstimos dos já mais de 15.000 dentistas do bem, fazendo do projeto a maior rede de voluntariado especializado do mundo, revelou a organização.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …