Dentistas do Bem chegam ao interior para tratar jovens carenciados

SXC

-

Os Dentistas do Bem chegaram ao interior norte de Portugal sendo a vila de Mogadouro a primeira localidade desta região a acolher este serviço prestados por médicos dentistas voluntários que vão realizar consultas dentárias a criança e jovens carenciados.

“É importante chegar ao interior do país. Ainda não tínhamos conseguido ativar o projeto no Interior Norte e assim Mogadouro é primeira localidade desta região a acolher a nossa iniciativa”, disse à Lusa Carla Graça, representante da Turma do Bem.

A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental (ONG), cujo principal projeto é o Dentista do Bem, quer começar o ano de 2014 a espalhar sorrisos de norte a sul de Portugal, e “escolheu” Mogadouro para ajudar a descentralizar o projeto que até agora ainda não tinha chegados aos distritos de Bragança, Vila Real ou Guarda.

Em Mogadouro, foram selecionados 20 jovens do agrupamento de Escolas local, dos quais os que mais necessitam de tratamento serão “adoptados” dos 11 até aos 18 anos por um Dentista do Bem que acompanhará e fará todo o tratamento necessário.

“A ideia do projeto passa por tratar crianças e jovens que noutras situações não tinham possibilidades de fazer este tipo de consulta e acompanhamento dentário”, acrescentou a responsável.

Para Irene Louçano, presidente do Agrupamento de Escola de Mogadouro, esta iniciativa “é de louvar”, já que se nota que há “necessidades “que têm se ser colmatadas.

Agora, a responsável gostaria de ver a medida” mais alargada” e que pudesse servir a mais alunos, já que de momento só foram selecionados 20 adolescentes.

Os tratamentos são feitos gratuitamente nos consultórios dos cerca de 480 médicos dentistas que aderiram à iniciativa: os Dentistas do Bem.

Já Maurico Colpas Trigo, o coordenador local dos Dentistas do Bem, refere que para além de ser um “desafio” é um projeto que envolve “socialmente crianças e jovens que estão em idade de ter uma boa saúde dentária”.

“O facto de começar a ser um projeto descentralizado é porque acreditamos que a iniciativa terá de vista num contexto mais abrangente que não inclua só as cidades do litoral”, enfatizou o médico dentista.

As crianças e os jovens são escolhidos durante uma triagem que é realizada por um profissional de saúde e um elemento da Turma do Bem, os quais se deslocam a instituições e escolas para averiguar quem precisa de cuidados dentários e não os pode pagar.

Atualmente, a rede de Dentistas do Bem em Portugal soma cerca de 480 médicos voluntários, que já atendem mais de 1300 jovens.

“A ideia é criar nos próximos tempos uma rede de 500 médicos dentistas para assim conseguirmos chegar as mais crianças e jovens carenciados”, frisou.

A nível mundial, mais de 41.000 jovens recebem os préstimos dos já mais de 15.000 dentistas do bem, fazendo do projeto a maior rede de voluntariado especializado do mundo, revelou a organização.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …