Demolição de ponte centenária “única” para alargar via gera indignação

Câmara Municipal de Povoação

Ponte da Ribeira do Além, Açores, ilha de São Miguel, Açores.

A decisão da autarquia da vila de Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, de demolir uma ponte centenária para construir uma nova, mais larga, para escoar melhor o trânsito, está a gerar revolta. A infraestrutura é “única” na ilha, segundo um investigador.

Os moradores de Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, têm-se manifestado contra o projecto de demolição da chamada Ponte Nova, situada na Ribeira do Além.

O director regional das Obras Públicas e Comunicações, Frederico Furtado Sousa, explica ao Correio dos Açores que a demolição vai mesmo avançar, com o intuito de construir uma nova ponte, mais larga, para facilitar o escoamento do trânsito e permitir “melhorar a segurança rodoviária” e pedonal.



A actual ponte centenária não permite “a circulação pedonal em condições de segurança, nem a passagem, em simultâneo nos dois sentidos de viaturas pesadas”, acrescenta Furtado Sousa.

A futura ponte a construir em betão armado, que vai ter uma via de 7 metros de largura e passeios de ambos os lados, visa ainda dar maior vazão ao caudal da ribeira, para evitar as cheias que são frequentes na zona.

Mas a obra está a gerar indignação e os moradores apelam a uma solução que permita manter a ponte centenária que é única na região, segundo o investigador José de Mello, embora não esteja classificada.

“Tem dois arcos abatidos que são únicos nas pontes da ilha de São Miguel, não conheço nenhuma outra ponte com estas características, e tem um conjunto que não se repete em nenhuma outra parte da ilha de S. Miguel que é a casa ao meio”, sustenta José de Mello em declarações à TVI24.

No seu perfil do Facebook, o investigador deixa um “apelo ao bom senso” para que “salvem a ponte antes que seja tarde”, reforçando que é “um exemplar único na ilha de São Miguel e talvez nos Açores”.

“A demolição da ponte coloca em causa a harmonia do conjunto patrimonial/cultural do território” e o seu desaparecimento “constituirá uma grande perda para o património arquitectónico na área da engenharia civil”, diz ainda.

A ponte é descrita no site All from Azores como um “símbolo de arquitectura civil”, destacando-se que remonta “aos testemunhos da arquitectura romana” e que foi “reconstruída na primeira metade do séc. XX”, depois de “a cheia de 2 de Novembro de 1896” a ter destruído.

Os moradores consideram que a demolição da ponte é “desonrar os antepassados“, como diz a moradora Lisarda Franco na TVI24. “Isto é uma pena porque são pontes bonitas, bem feitas, que estão aqui já há mais de 100 anos, já passaram por várias cheias e mantêm-se de pé”, acrescenta Lisarda Franco.

Assim, pedem uma solução alternativa que permita manter a Ponte Nova, embora defendam a construção de uma ponte mais preparada para o trânsito actual.

Entretanto, os moradores estão também preocupados com a ponte provisória que foi construída como alternativa de passagem enquanto decorrem as obras. Temem que as chuvas possam causar uma enxurrada com consequências trágicas para a população.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …