/

Demitiu-se o diretor dos serviços secretos dos EUA

uscgcommandant / Flickr

O director nacional de Inteligência norte-americano, James Clapper

O director nacional de Inteligência norte-americano, James Clapper

O diretor dos serviços secretos norte-americanos anunciou esta quinta-feira a sua demissão. James Clapper vai ficar no cargo até janeiro do próximo ano, data em que Donald Trump vai suceder a Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos. 

James Clapper anunciou a decisão de renunciar ao cargo esta quinta-feira mas contou que a carta de demissão foi entregue ontem.

“Apresentei a minha carta de demissão ontem à noite e soube-me muito bem“, afirmou o ainda diretor dos serviços secretos dos Estados Unidos.

“Faltam-me 64 dias”, recorda o responsável, de 75 anos, que vai ficar no cargo até janeiro, altura em que Barack Obama abandona a Casa Branca.

Esta foi a primeira renúncia de um funcionário dos altos escalões da segurança dos EUA desde que Donald Trump ganhou as eleições presidenciais.

Clapper foi nomeado por Obama para o cargo e estava à frente dos serviços secretos desde 2010. É responsável por 17 agências de serviços de inteligência, como é o caso da Agência Central de Inteligência (CIA), Agência Federal de Investigação (FBI) e Agência de Segurança Nacional (NSA).

Numa entrevista à NBC, o americano já tinha admitido que tinha intenções de se demitir no final do Governo de Obama.

O diretor chegou também a comentar os ciberataques contra servidores americanos, alegadamente realizados por hackers russos, afirmando que não espera uma “mudança significativa do comportamento russo” quando Trump assumir a Presidência.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.