O diretor dos serviços secretos norte-americanos anunciou esta quinta-feira a sua demissão. James Clapper vai ficar no cargo até janeiro do próximo ano, data em que Donald Trump vai suceder a Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos.
James Clapper anunciou a decisão de renunciar ao cargo esta quinta-feira mas contou que a carta de demissão foi entregue ontem.
“Apresentei a minha carta de demissão ontem à noite e soube-me muito bem“, afirmou o ainda diretor dos serviços secretos dos Estados Unidos.
“Faltam-me 64 dias”, recorda o responsável, de 75 anos, que vai ficar no cargo até janeiro, altura em que Barack Obama abandona a Casa Branca.
Esta foi a primeira renúncia de um funcionário dos altos escalões da segurança dos EUA desde que Donald Trump ganhou as eleições presidenciais.
Clapper foi nomeado por Obama para o cargo e estava à frente dos serviços secretos desde 2010. É responsável por 17 agências de serviços de inteligência, como é o caso da Agência Central de Inteligência (CIA), Agência Federal de Investigação (FBI) e Agência de Segurança Nacional (NSA).
Numa entrevista à NBC, o americano já tinha admitido que tinha intenções de se demitir no final do Governo de Obama.
O diretor chegou também a comentar os ciberataques contra servidores americanos, alegadamente realizados por hackers russos, afirmando que não espera uma “mudança significativa do comportamento russo” quando Trump assumir a Presidência.
ZAP / Sputnik News