Delegação olímpica russa perdeu um quarto dos atletas por suspeitas de doping

Lim CK / Flickr

As russas Evgeniya Polyakova, Aleksandra Fedoriva, Yulia Gushchina e Yuliya Chermoshanskaya nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008

As russas Evgeniya Polyakova, Aleksandra Fedoriva, Yulia Gushchina e Yuliya Chermoshanskaya nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008

O ministro do Desporto russo, Vitaly Mutko, anunciou que, ao todo, 272 atletas russos foram admitidos aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu na semana passada não afastar toda a equipa russa, deixando às federações internacionais de cada modalidade a decisão de permitir ou não a presença dos atletas russos nos Jogos Olímpicos.

Da lista original de 387 atletas incluídas na equipa olímpica, já caíram mais de 100 de diversas modalidades.

“Até agora está confirmada a admissão de 272 atletas aos Jogos Olímpicos. O ponto final será colocado amanhã, quando terminarem os processos das várias modalidades esportivas”, anunciou Vitaly Mutko na abertura de uma reunião do comité do Ministério dos Esportes da Rússia.

“Já vimos que existem critérios diferentes. Tudo já foi dito pelo governo do país, por todos nós, e pelas federações. Temos que nos concentrar e realizar o nosso trabalho”, acrescentou.

Esta quinta-feira, o presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR), Alexandr Zhúkov, tinha avançado que mais de 250 desportistas do país tinham recebido autorização para ir ao Brasil, mas que havia vários competidores ainda à espera de receber luz verde para viajar para o Rio de Janeiro.

À partida da comitiva russa para o Brasil, Zhúkov disse que a equipa que lidera “é a mais limpa dos Jogos Olímpicos” e revelou que a lista definitiva de participantes será conhecida até 31 de julho.

A equipa russa chega assim ao Brasil desfalcada devido às punições internacionais após uma série de escândalos de doping.

Todos os atletas russos com histórico de doping foram proibidos de participar dos Jogos.

Assim, as seleções russas de natação, pentatlo, canoagem, remo, halterofilismo ciclismo ficaram desfalcadas. A equipa nacional de atletismo, suspensa pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), também ficou de fora.

ZAP / SN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …