Deixem de se preocupar com o Trump, diz líder da NATO

Etienne Laurent / EPA

Comentário de Mark Rutte deixa alguns líderes europeus algo desconfiados. Mas o secretário-geral está tranquilo, aparentemente.

Muitos líderes de Governos nacionais, sobretudo Zelenskyy na Ucrânia, estão preocupados com o possível regresso de Donald Trump à presidência dos EUA.

Mas outro grande líder mundial, aparentemente, não está: Mark Rutte, o novo secretário-geral da NATO.

Mark Rutte disse que não está preocupado com uma eventual vitória de Trump em Novembro porque está “absolutamente convencido de que os EUA entendem que estariam menos seguros se Putin tivesse sucesso na Ucrânia”.

Apenas nove dias depois de tomar posse, Rutte apelou à comunidade internacional para que “pare de se preocupar com uma presidência de Donald Trump” e com as consequências para a guerra na Ucrânia.

Em Londres, o líder da NATO sublinhou que conhece bem Trump e assegurou: “Ele entende completamente e concorda comigo que esta luta pela Ucrânia não é apenas sobre a Ucrânia, é também sobre a segurança e a segurança futura dos EUA”.

O Politico avisa que alguns líderes europeus ficaram algo desconfiados depois destas declarações do antigo primeiro-ministro holandês. Donald Trump já disse, e repetiu, que acabaria com a guerra num dia; mas não disse se ajudaria a uma vitória da Ucrânia.

Mark Rutte esteve em Londres a falar precisamente com Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia; além do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

Rutte comentou ainda com os jornalistas que os “aliados individuais” é que vão decidir sobre o uso de mísseis de longo alcance por parte da Ucrânia para atingir alvos em território da Rússia – um pedido do presidente ucraniano.

“Não nos vamos concentrar num sistema de armas. Não será um sistema de armas que fará a mudança. Compreendo o que Zelenskyy está a pedir, mas ao mesmo tempo ele também concorda que há uma questão mais ampla a ser debatida”, analisou o secretário-geral da NATO.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.