Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

(dr) Facebook Leeds United

Marcelo Bielsa, treinador do Leeds United.

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca.

Javi Martínez, herói do Bayern Munique na Supertaça Europeia deste ano (e de 2013 também), fez parte da grande equipa do Atlético Bilbau em 2011/12, liderada pelo “louco” Marcelo Bielsa e que chegou à final da Taça do Rei e à final da Liga Europa (afastou o Sporting nas meias-finais). Na última década vários atletas destacaram-se neste mítico emblema espanhol, quase todos nessa época.

O jogador do Bayern saiu para o Bayern em 2012. Só ultrapassou os 40 jogos numa época logo na temporada de estreia. Nunca foi titular indiscutível e, na temporada passada, só entrou em campo 24 vezes.

Nesse plantel estavam também Fernando Llorente, Ander Herrera, Fernando Amorebieta, Ander Iturraspe, Markel Susaeta, Iñigo Pérez e Kepa (com 17 anos, na altura). Nenhum deles conseguiu uma carreira consistente fora do País Basco.

Llorente ainda começou por ser goleador na Juventus, mas só na sua época de estreia. Passou por mais quatro clubes e, na última época, esteve no Nápoles – marcou somente quatro golos. Está sem clube.

Herrera esteve em Old Trafford durante cinco anos mas começou a ser “encostado”. Saiu para o PSG há um ano mas participou em menos de metade dos jogos do campeão francês. Quer Herrera, quer Llorente, não jogam uma grande competição pela Espanha desde 2012, quando os dois estavam… no Atlético de Bilbau.

Amorebieta – 50 jogos ao longo dessa época famosa de 2011/12 – passou discretamente por Inglaterra; está no Cerro Porteño, do Paraguai. Iturraspe saiu há um ano de Bilbau e só jogou 18 vezes pelo Espanhol de Barcelona; deverá abandonar a carreira de futebolista, aos 31 anos.

Também em 2019, Susaeta abandonou o seu clube de sempre e anda pelo Japão e pela Austrália. Iñigo Pérez deixou o País Basco mas nunca deixou Espanha; alinhou pelos clubes mais modestos, Maiorca e Numancia, e agora é pouco utilizado no Osasuna.

Por fim, Kepa. O guarda-redes foi titular habitual no Chelsea nestas duas últimas temporadas mas, no início da presente época, está a ser alvo de críticas duras e poderá sair do 11 inicial, sobretudo devido à chegada de Edouard Mendy.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …