Défice de 2014 dispara para 7,2% por causa do Novo Banco

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

A capitalização do Novo Banco fez o défice orçamental de 2014 subir para 7,2%% do PIB, um valor que fica acima dos 4,5% reportados anteriormente, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), enviada esta quarta-feira pelo INE a Bruxelas, em 2014, as administrações públicas registaram um défice orçamental de 12.446,2 milhões de euros, o equivalente a 7,2% do Produto Interno Bruto.

O valor agora reportado é uma revisão em alta face ao que tinha sido divulgado na primeira notificação do PDE, uma situação que o INE justifica com “a inclusão de 4,9 mil milhões de euros relativa à capitalização do Novo Banco como transferência de capital”.

O INE recorda que, “se não ocorresse a venda do Novo Banco num espaço de um ano, o registo da capitalização seria efetuado de acordo com o caso geral, previsto pelo Manual do Défice e da Dívida das Administrações Públicas, quando estas efetuam uma injeção de capital numa empresa pública”.

No entanto, e “atendendo à informação disponível sobre a situação económica e financeira do Novo Banco, a capitalização “foi registada como transferência de capital a favor do mesmo”.

Uma vez que a instituição está integrada no setor das sociedades financeiras, “a transferência de capital, que afeta negativamente o saldo do setor das administrações públicas, tem o efeito simétrico sobre o saldo do setor das sociedades financeiras”.

O gabinete nacional de estatísticas acrescenta que, “em contrapartida, os pagamentos deste setor ao Fundo de Resolução, entidade incluída no setor das administrações públicas, continuarão a afetar positivamente o saldo das administrações públicas e negativamente o saldo das sociedades financeiras”.

Relativamente a 2015, o INE sublinha que o défice orçamental atingiu 4,7% do PIB no final do primeiro semestre, um valor superior à meta de 2,7% estabelecida pelo Governo para a totalidade do ano.

O valor do défice divulgado pelo INE é feito em contabilidade nacional, ou seja, numa ótica de compromissos, e que conta para a Comissão Europeia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O governo “injectou” no BES ou emprestou aos bancos até que estes concluissem a capitalização do Fundo de Resolução a que estão obrigados?

    • “… em contrapartida, os pagamentos deste setor (Sociedades Financeiras) ao Fundo de Resolução, entidade incluída no setor das administrações públicas, continuarão a afetar positivamente o saldo das administrações públicas e negativamente o saldo das sociedades financeiras” – ZAP.
      Claro como água lisa.

  2. Estes laranjinhas foram o MÁXIMO.
    – Deram cabo do BPN ( Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima etc,etc. e mais alguém que sabia, mas que “comeu e calou-se”…)
    – Deram cabo do BES. Outro laranjinha, Carlos Tavares, sabia e NADA disse. Pior, o laranjinha Presidente da República sabia e continuava a dizer aos incautos que era um banco saudável ! ! !
    E NÓS a pagarmos estas laranjadas todas…

    • Tem a certeza que quer ir por aí? Está a esquecer-se dos rosinhas que estão agarrados à gestão criminosa de Sócrates que faliu uma nação em proveito próprio para ganhar muitos milhões e distribuir pelos amigos e familiares. Também não consegue ver a diferença entre a resolução do BES onde Portugal emprestou dinheiro ao Fundo de Resolução e vai receber o empréstimo de volta com juros, e a forma como o PS nacionalizou o BPN com enormes prejuízos para os contribuintes! Você não está a querer ver as diferenças só para se sentir bem a votar no partido das bancarrotas. Os rosinhas do Costa actualmente são autênticos vermelhinhos envergonhados.

  3. Os números do défice passam para o dobro, por magia e como se nada fosse. Só mostra que uma coisa é a realidade, e outra, a imagem que querem que as pessoas retenham na retina. Vigarice ao mais alto nível.

  4. Estes Laranjadas é sempre a mesma coisa, é tecnoformas, é BPN’s, é BES, é Relvas eruditos, é cavacos a venderem as acções dias antes de banco declarar falência, é Portas com submarinos e Vistos Gold, Migueis Macedos, Listas Vip nas finanças com Paulos Nuncios que não sabem de nada… e quem se lixa quem é??? o mesmo de sempre!
    Por isso é que nunca mais voto PSD, assumo que contribui para os colocar lá e por isso peço desculpa… Mas desta vez o meu voto vai para o PS, parece-me uma alternativa bem mais Honesta!

  5. Estes Laranjadas é sempre a mesma coisa, é tecnoformas, é BPN’s, é BES, é Relvas eruditos, é cavacos a venderem as acções dias antes de banco declarar falência, é Portas com submarinos e Vistos Gold, Migueis Macedos, Listas Vip nas finanças com Paulos Nuncios que não sabem de nada… Passos que nao se lembra se recebeu 100 mil euros, que não paga a SS…
    E quem se lixa quem é??? o mesmo de sempre!
    Por isso é que nunca mais voto PSD, assumo que contribui para os colocar lá e por isso peço desculpa… Mas desta vez o meu voto vai para o PS, parece-me uma alternativa bem mais Honesta!

  6. Laranjinhas, rosinhas, o mal é sempre o mesmo para quem dizia o contrário vão ser sempre os mesmos a arcar com a despesa, o mal está mesmo na raiz e nunca mais nos safamos dele, ainda se vê quem diga vamos lá votar noutro pode ser que mude ai como gostava de acreditar nisso mas sem dúvida o mundo está tão podre de aldrabões e partidos e aqui está o mal pois estes deviam acabar assim como aquele parlamento cheio de gente que não faz nenhum a não ser encher os bolsos dos seus próprios interesses.
    Nunca mais o Mundo se livra destes partidos que com os anos tomaram conta apenas dos seus interesses.

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …