Défice de 2014 dispara para 7,2% por causa do Novo Banco

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

A capitalização do Novo Banco fez o défice orçamental de 2014 subir para 7,2%% do PIB, um valor que fica acima dos 4,5% reportados anteriormente, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), enviada esta quarta-feira pelo INE a Bruxelas, em 2014, as administrações públicas registaram um défice orçamental de 12.446,2 milhões de euros, o equivalente a 7,2% do Produto Interno Bruto.

O valor agora reportado é uma revisão em alta face ao que tinha sido divulgado na primeira notificação do PDE, uma situação que o INE justifica com “a inclusão de 4,9 mil milhões de euros relativa à capitalização do Novo Banco como transferência de capital”.

O INE recorda que, “se não ocorresse a venda do Novo Banco num espaço de um ano, o registo da capitalização seria efetuado de acordo com o caso geral, previsto pelo Manual do Défice e da Dívida das Administrações Públicas, quando estas efetuam uma injeção de capital numa empresa pública”.

No entanto, e “atendendo à informação disponível sobre a situação económica e financeira do Novo Banco, a capitalização “foi registada como transferência de capital a favor do mesmo”.

Uma vez que a instituição está integrada no setor das sociedades financeiras, “a transferência de capital, que afeta negativamente o saldo do setor das administrações públicas, tem o efeito simétrico sobre o saldo do setor das sociedades financeiras”.

O gabinete nacional de estatísticas acrescenta que, “em contrapartida, os pagamentos deste setor ao Fundo de Resolução, entidade incluída no setor das administrações públicas, continuarão a afetar positivamente o saldo das administrações públicas e negativamente o saldo das sociedades financeiras”.

Relativamente a 2015, o INE sublinha que o défice orçamental atingiu 4,7% do PIB no final do primeiro semestre, um valor superior à meta de 2,7% estabelecida pelo Governo para a totalidade do ano.

O valor do défice divulgado pelo INE é feito em contabilidade nacional, ou seja, numa ótica de compromissos, e que conta para a Comissão Europeia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O governo “injectou” no BES ou emprestou aos bancos até que estes concluissem a capitalização do Fundo de Resolução a que estão obrigados?

    • “… em contrapartida, os pagamentos deste setor (Sociedades Financeiras) ao Fundo de Resolução, entidade incluída no setor das administrações públicas, continuarão a afetar positivamente o saldo das administrações públicas e negativamente o saldo das sociedades financeiras” – ZAP.
      Claro como água lisa.

  2. Estes laranjinhas foram o MÁXIMO.
    – Deram cabo do BPN ( Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima etc,etc. e mais alguém que sabia, mas que “comeu e calou-se”…)
    – Deram cabo do BES. Outro laranjinha, Carlos Tavares, sabia e NADA disse. Pior, o laranjinha Presidente da República sabia e continuava a dizer aos incautos que era um banco saudável ! ! !
    E NÓS a pagarmos estas laranjadas todas…

    • Tem a certeza que quer ir por aí? Está a esquecer-se dos rosinhas que estão agarrados à gestão criminosa de Sócrates que faliu uma nação em proveito próprio para ganhar muitos milhões e distribuir pelos amigos e familiares. Também não consegue ver a diferença entre a resolução do BES onde Portugal emprestou dinheiro ao Fundo de Resolução e vai receber o empréstimo de volta com juros, e a forma como o PS nacionalizou o BPN com enormes prejuízos para os contribuintes! Você não está a querer ver as diferenças só para se sentir bem a votar no partido das bancarrotas. Os rosinhas do Costa actualmente são autênticos vermelhinhos envergonhados.

  3. Os números do défice passam para o dobro, por magia e como se nada fosse. Só mostra que uma coisa é a realidade, e outra, a imagem que querem que as pessoas retenham na retina. Vigarice ao mais alto nível.

  4. Estes Laranjadas é sempre a mesma coisa, é tecnoformas, é BPN’s, é BES, é Relvas eruditos, é cavacos a venderem as acções dias antes de banco declarar falência, é Portas com submarinos e Vistos Gold, Migueis Macedos, Listas Vip nas finanças com Paulos Nuncios que não sabem de nada… e quem se lixa quem é??? o mesmo de sempre!
    Por isso é que nunca mais voto PSD, assumo que contribui para os colocar lá e por isso peço desculpa… Mas desta vez o meu voto vai para o PS, parece-me uma alternativa bem mais Honesta!

  5. Estes Laranjadas é sempre a mesma coisa, é tecnoformas, é BPN’s, é BES, é Relvas eruditos, é cavacos a venderem as acções dias antes de banco declarar falência, é Portas com submarinos e Vistos Gold, Migueis Macedos, Listas Vip nas finanças com Paulos Nuncios que não sabem de nada… Passos que nao se lembra se recebeu 100 mil euros, que não paga a SS…
    E quem se lixa quem é??? o mesmo de sempre!
    Por isso é que nunca mais voto PSD, assumo que contribui para os colocar lá e por isso peço desculpa… Mas desta vez o meu voto vai para o PS, parece-me uma alternativa bem mais Honesta!

  6. Laranjinhas, rosinhas, o mal é sempre o mesmo para quem dizia o contrário vão ser sempre os mesmos a arcar com a despesa, o mal está mesmo na raiz e nunca mais nos safamos dele, ainda se vê quem diga vamos lá votar noutro pode ser que mude ai como gostava de acreditar nisso mas sem dúvida o mundo está tão podre de aldrabões e partidos e aqui está o mal pois estes deviam acabar assim como aquele parlamento cheio de gente que não faz nenhum a não ser encher os bolsos dos seus próprios interesses.
    Nunca mais o Mundo se livra destes partidos que com os anos tomaram conta apenas dos seus interesses.

RESPONDER

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …