“DeepNude”. Inteligência Artificial “tirou a roupa” a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot “tirou a roupa” de mulheres.

A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe um canal no Telegram, uma aplicação de mensagens encriptadas, onde é possível enviar uma fotografia de uma mulher e um bot transforma aquela imagem numa fotografia sem roupa e com o rosto daquela pessoa.

A Sensivity alertou que tal já aconteceu com fotografias de mais de 100 mil mulheres desde julho de 2019: foram, pelo menos, 104.852 mulheres cujas fotografias colocadas nas redes sociais foram usadas, sem que elas o saibam.

O nome do canal no Telegram não foi revelado, mas a Sensivity adiantou que basta fazer upload de uma fotografia de uma mulher. Por si só, isso é suficiente para que o software consiga produzir uma imagem que parece real, num processo automático com recurso a tratamento de imagem por Inteligência Artificial.

À Forbes, Giorgio Patrini, presidente-executivo da Sensity, explicou que criar uma imagem falsa é muito “fácil”. Para tal, basta colocar a imagem numa janela de conversação numa sala de chat onde há milhares de pessoas e, passado poucos momentos, é devolvida uma imagem com o mesmo rosto mas com a imagem de uma mulher nua.

O relatório da empresa indica ainda que cerca de 70% das imagens utilizadas pertenciam a pessoas comuns e não a celebridades.

De acordo com o Observador, o DeepNude ressuscitou depois de, há mais de um ano, ter gerado polémica. O software foi bloqueado pelos criadores depois de ter sido noticiado por vários jornais internacionais. No entanto, os criadores terão vendido o código-base por 30 mil dólares num mercado online que terá servido para que fosse adaptado para ser utilizado no Telegram.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E vai fazer o quê. Inserir um meme na foto ? A IA nem começou nem acabou. É o que é. Mas tem que haver sempre são os profetas, arautos da desgraça com bichinhos no cabeça.

  1. sabe como usam a IA na China ! para controlar o que o cidadao diz nos meios de comunicaçao , nas cameras espalhadas pelas cidades , conta os ajuntamentos de pessoas e impede manifestaçoes ,informa automaticamente as forças policias,senhor ze torres ou eu ,se nos encontrasemos na china,nao podiamos estar aqui a exprimir a nossa opiniao livremente ! Mas se gosta de viver em ditaduras comunistas,sempre tem a alternativa de tentar ir pra la viver 😉

RESPONDER

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …