“DeepNude”. Inteligência Artificial “tirou a roupa” a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot “tirou a roupa” de mulheres.

A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe um canal no Telegram, uma aplicação de mensagens encriptadas, onde é possível enviar uma fotografia de uma mulher e um bot transforma aquela imagem numa fotografia sem roupa e com o rosto daquela pessoa.

A Sensivity alertou que tal já aconteceu com fotografias de mais de 100 mil mulheres desde julho de 2019: foram, pelo menos, 104.852 mulheres cujas fotografias colocadas nas redes sociais foram usadas, sem que elas o saibam.

O nome do canal no Telegram não foi revelado, mas a Sensivity adiantou que basta fazer upload de uma fotografia de uma mulher. Por si só, isso é suficiente para que o software consiga produzir uma imagem que parece real, num processo automático com recurso a tratamento de imagem por Inteligência Artificial.

À Forbes, Giorgio Patrini, presidente-executivo da Sensity, explicou que criar uma imagem falsa é muito “fácil”. Para tal, basta colocar a imagem numa janela de conversação numa sala de chat onde há milhares de pessoas e, passado poucos momentos, é devolvida uma imagem com o mesmo rosto mas com a imagem de uma mulher nua.

O relatório da empresa indica ainda que cerca de 70% das imagens utilizadas pertenciam a pessoas comuns e não a celebridades.

De acordo com o Observador, o DeepNude ressuscitou depois de, há mais de um ano, ter gerado polémica. O software foi bloqueado pelos criadores depois de ter sido noticiado por vários jornais internacionais. No entanto, os criadores terão vendido o código-base por 30 mil dólares num mercado online que terá servido para que fosse adaptado para ser utilizado no Telegram.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E vai fazer o quê. Inserir um meme na foto ? A IA nem começou nem acabou. É o que é. Mas tem que haver sempre são os profetas, arautos da desgraça com bichinhos no cabeça.

  1. sabe como usam a IA na China ! para controlar o que o cidadao diz nos meios de comunicaçao , nas cameras espalhadas pelas cidades , conta os ajuntamentos de pessoas e impede manifestaçoes ,informa automaticamente as forças policias,senhor ze torres ou eu ,se nos encontrasemos na china,nao podiamos estar aqui a exprimir a nossa opiniao livremente ! Mas se gosta de viver em ditaduras comunistas,sempre tem a alternativa de tentar ir pra la viver 😉

RESPONDER

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …