“DeepNude”. Inteligência Artificial “tirou a roupa” a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot “tirou a roupa” de mulheres.

A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe um canal no Telegram, uma aplicação de mensagens encriptadas, onde é possível enviar uma fotografia de uma mulher e um bot transforma aquela imagem numa fotografia sem roupa e com o rosto daquela pessoa.

A Sensivity alertou que tal já aconteceu com fotografias de mais de 100 mil mulheres desde julho de 2019: foram, pelo menos, 104.852 mulheres cujas fotografias colocadas nas redes sociais foram usadas, sem que elas o saibam.

O nome do canal no Telegram não foi revelado, mas a Sensivity adiantou que basta fazer upload de uma fotografia de uma mulher. Por si só, isso é suficiente para que o software consiga produzir uma imagem que parece real, num processo automático com recurso a tratamento de imagem por Inteligência Artificial.

À Forbes, Giorgio Patrini, presidente-executivo da Sensity, explicou que criar uma imagem falsa é muito “fácil”. Para tal, basta colocar a imagem numa janela de conversação numa sala de chat onde há milhares de pessoas e, passado poucos momentos, é devolvida uma imagem com o mesmo rosto mas com a imagem de uma mulher nua.

O relatório da empresa indica ainda que cerca de 70% das imagens utilizadas pertenciam a pessoas comuns e não a celebridades.

De acordo com o Observador, o DeepNude ressuscitou depois de, há mais de um ano, ter gerado polémica. O software foi bloqueado pelos criadores depois de ter sido noticiado por vários jornais internacionais. No entanto, os criadores terão vendido o código-base por 30 mil dólares num mercado online que terá servido para que fosse adaptado para ser utilizado no Telegram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E vai fazer o quê. Inserir um meme na foto ? A IA nem começou nem acabou. É o que é. Mas tem que haver sempre são os profetas, arautos da desgraça com bichinhos no cabeça.

  1. sabe como usam a IA na China ! para controlar o que o cidadao diz nos meios de comunicaçao , nas cameras espalhadas pelas cidades , conta os ajuntamentos de pessoas e impede manifestaçoes ,informa automaticamente as forças policias,senhor ze torres ou eu ,se nos encontrasemos na china,nao podiamos estar aqui a exprimir a nossa opiniao livremente ! Mas se gosta de viver em ditaduras comunistas,sempre tem a alternativa de tentar ir pra la viver 😉

RESPONDER

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …