“DeepNude”. Inteligência Artificial “tirou a roupa” a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot “tirou a roupa” de mulheres.

A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe um canal no Telegram, uma aplicação de mensagens encriptadas, onde é possível enviar uma fotografia de uma mulher e um bot transforma aquela imagem numa fotografia sem roupa e com o rosto daquela pessoa.

A Sensivity alertou que tal já aconteceu com fotografias de mais de 100 mil mulheres desde julho de 2019: foram, pelo menos, 104.852 mulheres cujas fotografias colocadas nas redes sociais foram usadas, sem que elas o saibam.



O nome do canal no Telegram não foi revelado, mas a Sensivity adiantou que basta fazer upload de uma fotografia de uma mulher. Por si só, isso é suficiente para que o software consiga produzir uma imagem que parece real, num processo automático com recurso a tratamento de imagem por Inteligência Artificial.

À Forbes, Giorgio Patrini, presidente-executivo da Sensity, explicou que criar uma imagem falsa é muito “fácil”. Para tal, basta colocar a imagem numa janela de conversação numa sala de chat onde há milhares de pessoas e, passado poucos momentos, é devolvida uma imagem com o mesmo rosto mas com a imagem de uma mulher nua.

O relatório da empresa indica ainda que cerca de 70% das imagens utilizadas pertenciam a pessoas comuns e não a celebridades.

De acordo com o Observador, o DeepNude ressuscitou depois de, há mais de um ano, ter gerado polémica. O software foi bloqueado pelos criadores depois de ter sido noticiado por vários jornais internacionais. No entanto, os criadores terão vendido o código-base por 30 mil dólares num mercado online que terá servido para que fosse adaptado para ser utilizado no Telegram.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E vai fazer o quê. Inserir um meme na foto ? A IA nem começou nem acabou. É o que é. Mas tem que haver sempre são os profetas, arautos da desgraça com bichinhos no cabeça.

  1. sabe como usam a IA na China ! para controlar o que o cidadao diz nos meios de comunicaçao , nas cameras espalhadas pelas cidades , conta os ajuntamentos de pessoas e impede manifestaçoes ,informa automaticamente as forças policias,senhor ze torres ou eu ,se nos encontrasemos na china,nao podiamos estar aqui a exprimir a nossa opiniao livremente ! Mas se gosta de viver em ditaduras comunistas,sempre tem a alternativa de tentar ir pra la viver 😉

RESPONDER

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …