/

“DeepNude”. Inteligência Artificial “tirou a roupa” a mulheres nas redes sociais

3

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot “tirou a roupa” de mulheres.

A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe um canal no Telegram, uma aplicação de mensagens encriptadas, onde é possível enviar uma fotografia de uma mulher e um bot transforma aquela imagem numa fotografia sem roupa e com o rosto daquela pessoa.

A Sensivity alertou que tal já aconteceu com fotografias de mais de 100 mil mulheres desde julho de 2019: foram, pelo menos, 104.852 mulheres cujas fotografias colocadas nas redes sociais foram usadas, sem que elas o saibam.

O nome do canal no Telegram não foi revelado, mas a Sensivity adiantou que basta fazer upload de uma fotografia de uma mulher. Por si só, isso é suficiente para que o software consiga produzir uma imagem que parece real, num processo automático com recurso a tratamento de imagem por Inteligência Artificial.

À Forbes, Giorgio Patrini, presidente-executivo da Sensity, explicou que criar uma imagem falsa é muito “fácil”. Para tal, basta colocar a imagem numa janela de conversação numa sala de chat onde há milhares de pessoas e, passado poucos momentos, é devolvida uma imagem com o mesmo rosto mas com a imagem de uma mulher nua.

O relatório da empresa indica ainda que cerca de 70% das imagens utilizadas pertenciam a pessoas comuns e não a celebridades.

De acordo com o Observador, o DeepNude ressuscitou depois de, há mais de um ano, ter gerado polémica. O software foi bloqueado pelos criadores depois de ter sido noticiado por vários jornais internacionais. No entanto, os criadores terão vendido o código-base por 30 mil dólares num mercado online que terá servido para que fosse adaptado para ser utilizado no Telegram.

  ZAP //

3 Comments

  1. a inteligencia artificial ja começou a fazer das suas ! esperem ate fazer algo realmente Grave ! estao a brincar com o fogo

    • E vai fazer o quê. Inserir um meme na foto ? A IA nem começou nem acabou. É o que é. Mas tem que haver sempre são os profetas, arautos da desgraça com bichinhos no cabeça.

  2. sabe como usam a IA na China ! para controlar o que o cidadao diz nos meios de comunicaçao , nas cameras espalhadas pelas cidades , conta os ajuntamentos de pessoas e impede manifestaçoes ,informa automaticamente as forças policias,senhor ze torres ou eu ,se nos encontrasemos na china,nao podiamos estar aqui a exprimir a nossa opiniao livremente ! Mas se gosta de viver em ditaduras comunistas,sempre tem a alternativa de tentar ir pra la viver 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE