A associação de defesa dos consumidores DECO lançou esta terça-feira uma plataforma de apelo aos consumidores para que expressem o seu interesse em participar numa iniciativa que pretende negociar com os principais operadores um desconto directo, através de um cartão criado pela associação.
“A DECO pretende negociar um desconto directo em combustível através de um cartão, válido para qualquer dia do mês e tipo de pagamento e sem ligação a compras”, pode ler-se na informação publicada na página da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor acerca da plataforma, já activa no site decomais.pt.
“Todos os consumidores podem registar-se a partir de hoje nesta iniciativa no sector da mobilidade”, acrescenta o documento.
Da parte da DECO, o representante no Conselho Tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Vítor Machado, revelou à Lusa que foram contabilizadas cerca de 30 propostas de desconto no mercado actualmente, mas que “requerem sempre uma forte ginástica por parte dos consumidores ou condicionam o seu uso”, seja através de descontos diferidos, compras cruzadas ou de outras.
“O nosso diagnóstico é que o mercado está recheado, mas todas elas têm essa limitação e condicionam a liberdade do consumidor. A nossa ideia é proporcionar aos consumidores um meio alternativo”, disse Vítor Machado.
Na página da associação é recordado que no “mercado dos combustíveis, a partir dos seis cêntimos, prevalecem as restrições no acesso universal a descontos: há a obrigatoriedade de fazer compras num parceiro, de pagar com o cartão de crédito ou de abastecer apenas em determinado dia do mês, entre outras condições”.
Assim, o consumidor que se registar na plataforma até dia 30 de Novembro vai ter direito a receber em casa o cartão DECO+ sem encargos, passando a poder usá-lo nos postos do operador (ou de vários) que resultar das negociações.
Questionado sobre se os maiores operadores (BP, Cepsa, Galp e Repsol) estarão abertos a esta proposta da DECO, Vítor Machado responde afirmativamente e sem dúvidas: “Todas as iniciativas que temos vindo a desenvolver nestas matérias mostram que do lado das empresas há abertura, quer por força das circunstâncias conjunturais, quer por reconhecerem que o consumidor tem uma voz activa“.
A longo prazo, o objectivo da DECO é que o cartão possa ser usado em mais áreas para além dos combustíveis, ainda que, numa primeira fase, pretendam que diga respeito ao sector da mobilidade e transportes.
/Lusa
Manifesto, aqui, publicamente o meu interesse! Aliás a Deco já devia ter providenciado há muito tempo, esse cartão para os seus associados! Teria melhor interesse e adesão do que a “oferta” de prémios por ser assinante de determinadas revistas!!!
Sou sócio da Deco numero 2283084-92
Espero que isto não sirva para a DECO, tendo recolhido os dados dos candidatos, não os venda a torto e a direito a terceiros e quartos, para assim não sermos bombardeados com publicidade no telemóvel os no email. Não sou sócio da Deco há já muitos anos porque os meus dados estavam na mão de qualquer bicho careta….