“Declínio de Messi e Cristiano é nítido. Só não vê quem não quer ver”

4

José Sena Goulão / Lusa

Especialista brasileiro acha que o português vai continuar a tentar melhorar os seus números. Messi pensa no Mundial 2022.

Em 2022 ainda há quem defenda que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi continuam no topo do futebol mundial. Mas, praticamente duas décadas depois de ambos terem aparecido como “estrelas” do futuro na modalidade, agora poderão ser estrelas do passado.

Júlio Gomes, especialista em futebol, deixou no portal UOL a pergunta no ar: os dois estão a ajudar ou a atrapalhar as suas equipas, respectivamente Manchester United e Paris Saint-Germain?

Primeiro, os números. Em Manchester, Cristiano continua a marcar muitas vezes. Já apontou 15 golos até agora, embora não tenha cumprido os 90 minutos em 10 dos jogos nos quais participou. Também realizou três assistências, em 28 partidas. Dificilmente chegará ao patamar dos 40 ou 50 golos (ou mesmo 60) numa temporada, que aconteceu em diversas épocas.

Cristiano, sublinha Júlio Gomes, agora é um finalizador. E um jogador assim “não atrapalha nenhuma equipa no ataque – aliás, o United só está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões por causa dele”. Cristiano marcou seis golos em cinco jogos, na fase de grupos da Liga dos Campeões; mais de metade do total dos golos apontados pela equipa inglesa, nessa competição.

A diferença está no momento de defender. O futebol actual “pede” que os avançados sejam os primeiros defesas. E aí Cristiano não é (há muito tempo) o melhor dos colaboradores: “É lógico que a parte física passa factura para o português”.

Lionel Messi está pior, nas estatísticas: menos jogos realizados (22) e menos golos marcados (7). Embora tenha sete assistências. Apenas sete golos marcados quando já estamos no final de Fevereiro; Messi chegou a marcar 10 vezes mais: 73 golos ao longo de uma temporada, marcando sempre mais de 30 golos por ano, há mais de uma década.

Aqui o contexto é diferente. O argentino dava mais continuidade ao jogo do Barcelona, dava fluência ao jogo. Deixou de dar. Muitas vezes as jogadas perdem-se quando a bola chega aos pés do reforço do PSG. E os defesas deixaram de ter tantas dificuldades para lhe tirar a bola.

Júlio Gomes acha que Cristiano vai continuar a tentar melhorar (ainda mais) os seus números, nos próximos anos; e não vê o Manchester United melhor sem o português. Messi está a pensar no Mundial 2022.

No geral, o comentador é directo: “O declínio de Messi e Cristiano Ronaldo é nítido – só não vê quem não quer ou quem é muito fanático por um deles”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. É evidente, não escapam como qualquer outro ser humano ao peso da idade, vão teimando em arrecadar mais uns trocos, enquanto houver clubes dispostos a tal, profissionalmente talvez não seja a melhor opção irem tão longe!

  2. “aliás, o United só está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões por causa dele”. Cristiano marcou seis golos em cinco jogos, na fase de grupos da Liga dos Campeões; mais de metade do total dos golos apontados pela equipa inglesa, nessa competição.

    Portanto, está em declínio mas troca de liga como quem troca de camisa e quando chega faz a diferença, é obvio que a idade pesa mas continua a levar equipas ás costas.
    Durante os últimos 10 anos todas as épocas se houve falar no novo Cristiano mas no fim da época o original continua a ser o melhor, e não só o que faz no campo mas também como mantém o balneário unido e controlado.

    Como benfiquista adorava ver um bicho destes a meter o nosso balneário nos eixos e a chutar á baliza, parece que mais ninguém na Luz sabe como o fazer. O defeito dele é ser do Sporting … mas ninguém é perfeito 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.