Decifrado o mistério do disco de Festo, o “CD-ROM” com 4 mil anos

C messier / wikimedia

Disco de Festo no Museu Arqueológico de Heraklion, Grécia.

Disco de Festo no Museu Arqueológico de Heraklion, Grécia.

Foi finalmente desvendado o mistério da mensagem escrita no Disco de Festo, um artefacto com 4 mil anos considerado o “primeiro CD-ROM” do planeta — que é, afinal, um hino ao amor.

O arqueólogo Gareth Owens, do Instituto Tecnológico de Creta, na Grécia, obteve novos dados que lhe permitem chegar a uma conclusão relativamente ao significado dos desenhos inscritos no chamado disco de Phaistos, ou disco de Festo, um disco de argila da Idade do Bronze descoberto em 1907.

O disco, com 15 cm de diâmetro e coberto de inscrições em ambas as faces, foi encontrado no palácio de Phaistos há mais de 100 anos, e ao longo desse tempo dezenas de cientistas especularam sobre o significado das suas inscrições.

O arqueólogo britânico, de 50 anos, radicado em Creta há já 25 anos, iniciou o ano passado um estudo para tentar desvendar o conteúdo do disco e a sua função concreta.

As inscrições contêm símbolos, organizados em 241 grupos. Owens identificou 45 símbolos únicos diferentes – entre os quais, os que parecem ser uma cabeça com penas, uma criança e uma colmeia.

“O valor e a palavra mais estável em todas as linguagens do mundo e da história é a palavra mãe“, diz Owens, citado pelo Archaeology News Network . Usando a sua palavra-chave, o cientista identificou parcialmente algumas “frases”, como “senhora de grande importância” e “mãe grávida”.

“Não há dúvida de que falamos de um texto religioso. Isto é claro a partir de uma comparação feita com outras palavras religiosas de outras inscrições das montanhas sagradas de Creta. Temos palavras que são exactamente as mesmas”, explica Gareth Owens, citado pelo  Greek Reporter.

O disco a que o arqueólogo se refere como “o primeiro CD-ROM” da história tem inscritos vários desenhos cujo significado ficou indecifrável durante Séculos.

Segundo Gareth Owens, uma parte do disco é dedicada à deusa mãe grávida e a outra à deusa Minoica Astarte: “Suspeito que o Disco de Festo seja um hino a Astarte, a deusa do amor”.

“Palavras como as mencionadas no disco foram encontradas em oferendas Minoicas, civilização da Idade do Bronze, e, tal como com as oferendas de hoje, as pessoas rezam quando estão preocupadas, devido a problemas de saúde ou razões pessoais”, diz o investigador.

“O Homem não muda, afinal de contas”, conclui Gareth Owens.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “O disco a que o arqueólogo se refere como “o primeiro CD-ROM” da história tem inscritos vários desenhos cujo significado ficou indecifrável durante Séculos.”

    Não foi descoberto a somente 1 século?

RESPONDER

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …