Decifrado o mistério do disco de Festo, o “CD-ROM” com 4 mil anos

C messier / wikimedia

Disco de Festo no Museu Arqueológico de Heraklion, Grécia.

Disco de Festo no Museu Arqueológico de Heraklion, Grécia.

Foi finalmente desvendado o mistério da mensagem escrita no Disco de Festo, um artefacto com 4 mil anos considerado o “primeiro CD-ROM” do planeta — que é, afinal, um hino ao amor.

O arqueólogo Gareth Owens, do Instituto Tecnológico de Creta, na Grécia, obteve novos dados que lhe permitem chegar a uma conclusão relativamente ao significado dos desenhos inscritos no chamado disco de Phaistos, ou disco de Festo, um disco de argila da Idade do Bronze descoberto em 1907.

O disco, com 15 cm de diâmetro e coberto de inscrições em ambas as faces, foi encontrado no palácio de Phaistos há mais de 100 anos, e ao longo desse tempo dezenas de cientistas especularam sobre o significado das suas inscrições.

O arqueólogo britânico, de 50 anos, radicado em Creta há já 25 anos, iniciou o ano passado um estudo para tentar desvendar o conteúdo do disco e a sua função concreta.

As inscrições contêm símbolos, organizados em 241 grupos. Owens identificou 45 símbolos únicos diferentes – entre os quais, os que parecem ser uma cabeça com penas, uma criança e uma colmeia.

“O valor e a palavra mais estável em todas as linguagens do mundo e da história é a palavra mãe“, diz Owens, citado pelo Archaeology News Network . Usando a sua palavra-chave, o cientista identificou parcialmente algumas “frases”, como “senhora de grande importância” e “mãe grávida”.

“Não há dúvida de que falamos de um texto religioso. Isto é claro a partir de uma comparação feita com outras palavras religiosas de outras inscrições das montanhas sagradas de Creta. Temos palavras que são exactamente as mesmas”, explica Gareth Owens, citado pelo  Greek Reporter.

O disco a que o arqueólogo se refere como “o primeiro CD-ROM” da história tem inscritos vários desenhos cujo significado ficou indecifrável durante Séculos.

Segundo Gareth Owens, uma parte do disco é dedicada à deusa mãe grávida e a outra à deusa Minoica Astarte: “Suspeito que o Disco de Festo seja um hino a Astarte, a deusa do amor”.

“Palavras como as mencionadas no disco foram encontradas em oferendas Minoicas, civilização da Idade do Bronze, e, tal como com as oferendas de hoje, as pessoas rezam quando estão preocupadas, devido a problemas de saúde ou razões pessoais”, diz o investigador.

“O Homem não muda, afinal de contas”, conclui Gareth Owens.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “O disco a que o arqueólogo se refere como “o primeiro CD-ROM” da história tem inscritos vários desenhos cujo significado ficou indecifrável durante Séculos.”

    Não foi descoberto a somente 1 século?

RESPONDER

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …