/

O primeiro CD-ROM de sempre tem 4000 anos

6

rogdavies / Flickr

O disco de Phaistos

O disco de Phaistos

Milhares de anos antes dos actuais CDs, o homem já usava discos para gravar informação. Um disco de argila feito há 4000 anos, encontrado por arqueólogos italianos em Creta em 1907, contém informação inscrita com a mesma lógica dos actuais CD-ROMs.

O chamado “disco de Phaistos“, ou disco de Festos, é uma placa circular em argila, gravada durante a Idade do Bronze com inscrições em espiral, e contém, segundo os cientistas que o analisaram, uma oração a uma mãe ou divindade feminina.

O disco, com 15 cm de diâmetro e coberto de inscrições em ambas as faces, foi encontrado no palácio de Phaistos há mais de 100 anos, e ao longo desse tempo dezenas de cientistas especularam sobre o significado das suas inscrições.

Gareth Owens, investigador do Technological Educational Institute, de Creta, acredita que o disco deve ser lido em espiral, de fora para dentro, como os actuais CDs, e que contém mensagens escritas numa linguagem perdida da antiguidade.

As inscrições contêm símbolos, organizados em 241 grupos. Owens identificou 45 símbolos únicos diferentes – entre os quais, os que parecem ser uma cabeça com penas, uma criança e uma colmeia.

O arqueólogo britânico de 50 anos foi para Creta, em teoria por 6 meses, há 25 anos. O cientista está agora a tentar desvendar o conteúdo do disco e a sua função concreta.

Para decifrar o disco, o arqueólogo usou como “palavra-chave” um conjunto particular de símbolos, que se repetiam recorrentemente, como base para a sua tradução.

“O valor e a palavra mais estável em todas as linguagens do mundo e da história é a palavra mãe“, diz Owens, citado pelo Archaeology News Network . Usando a sua palavra-chave, o cientista identificou parcialmente algumas “frases”, como “senhora de grande importância” e “mãe grávida”.

No vídeo abaixo, a palestra de Gareth Owens no TEDx sobre o misterioso disco de Phaistos.

A durabilidade de um CD-ROM é finita: um normal CD de música, feito em plástico com uma liga de platina, dura cerca de 15 anos. E um disco de armazenamento industrial, feito em ouro, dura “apenas” 300 anos antes de começar a perder a legibilidade.

Mas o primeiro disco gravado que se conhece foi feito em argila há 4000 anos – e hoje ainda é lido.

AJB, ZAP

6 Comments

  1. CD-ROM são lidos de fora para dentro? Desde quando? Discos em vinil esses sim, são lidos de fora para dentro, CD-ROM são de dentro para fora.

  2. Um assunto eventualmente interessante contextualmente “assassinado” no título!!!

    O autor da cópia/tradução deste texto demonstra que “ler” (sobre) e depois “(re)escrever” (sobre) não significa necessariamente “entender” (sobre) o que escreveu.

    Formalmente, este “disco de Phaistos” não é mais do que o que o próprio texto refere: “…uma placa circular em argila, …com inscrições em espiral,” nada a ver com CD (só por ser circular? um pires também é!) e ainda menos com ROM -Random Operating Memory = Memoria Operacional Aleatória (de acesso aleatório, tanto pode ser de dentro p’ra fora como de fora p’ra dentro e não necessariamente linear).

    Mas nada a fazer quando está na moda dar emprego (não trabalho) a analfabetos funcionais…

    • Caro senhor,
      Muito obrigado pelo seu comentário, que muito respeito e com o qual quase totalmente concordo.
      Pena tê-lo “assassinado” com o duplo despropósito da última linha.

  3. Caro LPS
    Quando se é tão crítico e tão insicivo num comentário e, como diz ABJ, com total (isto digo eu) despropósito no final, é bom que saiba o que está a dizer. Senão, por um lado perde uma excelente oportunidade de estar calado, por outro perde qualquer autoridade intelectual. CD-ROM não tem nada a ver com “Random Operating Memory”

    CD-ROM significa “Compact Disc Read-Only Memory”.
    E NÃO, não é aleatório e não lê à vontade do freguês. É gravado e lido do centro para a periferia.

    Portanto, para a próxima que fizer pesquisa no Google, para malhar em alguém, veja que parte está a escolher, para colar aqui!!

    cumprimentos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.