O primeiro CD-ROM de sempre tem 4000 anos

rogdavies / Flickr

O disco de Phaistos

O disco de Phaistos

Milhares de anos antes dos actuais CDs, o homem já usava discos para gravar informação. Um disco de argila feito há 4000 anos, encontrado por arqueólogos italianos em Creta em 1907, contém informação inscrita com a mesma lógica dos actuais CD-ROMs.

O chamado “disco de Phaistos“, ou disco de Festos, é uma placa circular em argila, gravada durante a Idade do Bronze com inscrições em espiral, e contém, segundo os cientistas que o analisaram, uma oração a uma mãe ou divindade feminina.

O disco, com 15 cm de diâmetro e coberto de inscrições em ambas as faces, foi encontrado no palácio de Phaistos há mais de 100 anos, e ao longo desse tempo dezenas de cientistas especularam sobre o significado das suas inscrições.

Gareth Owens, investigador do Technological Educational Institute, de Creta, acredita que o disco deve ser lido em espiral, de fora para dentro, como os actuais CDs, e que contém mensagens escritas numa linguagem perdida da antiguidade.

As inscrições contêm símbolos, organizados em 241 grupos. Owens identificou 45 símbolos únicos diferentes – entre os quais, os que parecem ser uma cabeça com penas, uma criança e uma colmeia.

O arqueólogo britânico de 50 anos foi para Creta, em teoria por 6 meses, há 25 anos. O cientista está agora a tentar desvendar o conteúdo do disco e a sua função concreta.

Para decifrar o disco, o arqueólogo usou como “palavra-chave” um conjunto particular de símbolos, que se repetiam recorrentemente, como base para a sua tradução.

“O valor e a palavra mais estável em todas as linguagens do mundo e da história é a palavra mãe“, diz Owens, citado pelo Archaeology News Network . Usando a sua palavra-chave, o cientista identificou parcialmente algumas “frases”, como “senhora de grande importância” e “mãe grávida”.

No vídeo abaixo, a palestra de Gareth Owens no TEDx sobre o misterioso disco de Phaistos.

A durabilidade de um CD-ROM é finita: um normal CD de música, feito em plástico com uma liga de platina, dura cerca de 15 anos. E um disco de armazenamento industrial, feito em ouro, dura “apenas” 300 anos antes de começar a perder a legibilidade.

Mas o primeiro disco gravado que se conhece foi feito em argila há 4000 anos – e hoje ainda é lido.

AJB, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. CD-ROM são lidos de fora para dentro? Desde quando? Discos em vinil esses sim, são lidos de fora para dentro, CD-ROM são de dentro para fora.

  2. Um assunto eventualmente interessante contextualmente “assassinado” no título!!!

    O autor da cópia/tradução deste texto demonstra que “ler” (sobre) e depois “(re)escrever” (sobre) não significa necessariamente “entender” (sobre) o que escreveu.

    Formalmente, este “disco de Phaistos” não é mais do que o que o próprio texto refere: “…uma placa circular em argila, …com inscrições em espiral,” nada a ver com CD (só por ser circular? um pires também é!) e ainda menos com ROM -Random Operating Memory = Memoria Operacional Aleatória (de acesso aleatório, tanto pode ser de dentro p’ra fora como de fora p’ra dentro e não necessariamente linear).

    Mas nada a fazer quando está na moda dar emprego (não trabalho) a analfabetos funcionais…

    • Caro senhor,
      Muito obrigado pelo seu comentário, que muito respeito e com o qual quase totalmente concordo.
      Pena tê-lo “assassinado” com o duplo despropósito da última linha.

  3. Caro LPS
    Quando se é tão crítico e tão insicivo num comentário e, como diz ABJ, com total (isto digo eu) despropósito no final, é bom que saiba o que está a dizer. Senão, por um lado perde uma excelente oportunidade de estar calado, por outro perde qualquer autoridade intelectual. CD-ROM não tem nada a ver com “Random Operating Memory”

    CD-ROM significa “Compact Disc Read-Only Memory”.
    E NÃO, não é aleatório e não lê à vontade do freguês. É gravado e lido do centro para a periferia.

    Portanto, para a próxima que fizer pesquisa no Google, para malhar em alguém, veja que parte está a escolher, para colar aqui!!

    cumprimentos

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …