/

De São Bento ao Carmo, 40 anos de 25 de Abril

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

-

As comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril dividem-se esta sexta-feira entre a Assembleia da República, o Largo do Carmo e o tradicional desfile na Avenida da Liberdade.

No parlamento, a sessão solene será aberta às 10:00 pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, seguindo-se as intervenções dos partidos.

O primeiro a usar da palavra será o deputado do partido ecologista Os Verdes José Luís Ferreira, seguindo-se as intervenções da deputada do BE Mariana Mortágua e do secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa.

Pelo CDS-PP falará o deputado Filipe Lobo D’Ávila, ainda antes das intervenções do secretário-geral do PS, António José Seguro, e do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

De seguida usará da palavra a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, com o último discurso da sessão solene reservado para o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

No ano passado, o chefe de Estado manifestou-se contra uma crise política, apelou ao consenso e alertou os partidos para as exigências do período pós-‘troika’.

“É essencial alcançar um consenso político alargado que garanta que, quaisquer que sejam as conceções político-ideológicas, quaisquer que sejam os partidos que se encontrem no Governo, o país, depois de encerrado o atual ciclo do programa de ajustamento, adotará políticas compatíveis com as regras fixadas no Tratado Orçamental que Portugal subscreveu”, defendeu, reconhecendo que existe no país uma “fadiga de austeridade”.

Este ano, a sessão solene irá incluir um momento musical pelo coro infantil da Escola de Música do Conservatório Nacional e, após o encerramento, a atuação do Grupo Coral e Etnográfico Coop de Grândola.

Pelo terceiro ano consecutivo, não estarão presentes na sessão solene os militares de Abril, e, em solidariedade com esta ausência, o antigo Presidente da República Mário Soares e o ex-deputado socialista Manuel Alegre.

Tanto Mário Soares como Manuel Alegre já prometeram juntar-se à evocação a Salgueiro Maia que irá decorrer no Largo do Carmo, organizada pela Associação 25 de Abril. Também o coordenador do BE João Semedo irá marcar presença no Largo do Carmo, acompanhado pela eurodeputada e cabeça de lista às eleições europeias de maio, Marisa Matias, enquanto a outra coordenadora do partido, Catarina Martins, assistirá à sessão solene na Assembleia da República.

A decisão de realizar esta homenagem surgiu depois da falta de consenso entre os partidos para que um representante dos militares de Abril interviesse na sessão solene. Assim, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, fará no Largo do Carmo a intervenção que faria na Assembleia da República.

À tarde irá decorrer o tradicional desfile em Lisboa, desde o Marquês do Pombal até ao Rossio, onde estará presente o secretário-geral do PCP e os coordenadores do BE João Semedo e Catarina Martins.

Entre as 15:00 e as 17:00 a Assembleia da República estará aberta ao público para visitas livres, iniciativa que se prolonga durante o fim de semana (das 10:00 às 17:00).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.