De mochila às costas, ciclistas recolhem alimentos em Santarém

Zane Selvans / Flickr

-

O movimento Mochila às Costas realiza, no dia 19 deste mês, a terceira Recolha de Alimentos em Bicicleta, num percurso de vários quilómetros, porta a porta, na freguesia de Alcanede e da Gançaria, no concelho de Santarém.

João Ferreira, um dos responsáveis do movimento Mochila às Costas, disse esta quarta-feira à agência Lusa que, depois de um interregno em 2013, a iniciativa, repensada, realiza-se este ano já não na altura do Natal mas da Páscoa, mantendo o espírito de aliar uma atividade desportiva à vontade de ajudar quem mais precisa.

Já com 51 inscritos, o movimento espera superar o número de voluntários da primeira edição (2011), 70, e de casas visitadas, mais de 2.500, nos muitos quilómetros percorridos de bicicleta com uma mochila às costas para ir guardando os bens recolhidos.

Este ano, a iniciativa é aberta às pessoas que, por diversos motivos, não se sentem à vontade para fazer o percurso de bicicleta, podendo fazê-lo a pé, sobretudo nas zonas urbanas da freguesia, havendo igualmente alguns pontos de recolha para quem não possa fazer a oferta nesse dia, referiu.

Por outro lado, graças ao apoio do Agrupamento de Escolas Afonso Henriques, existirão algumas bicicletas que podem ser emprestadas a quem não as tenha, disse, adiantando que a parceria com instituições e empresas permite ainda que os participantes possam usar balneários, dispor de seguro e de manutenção para as bicicletas e ainda receber brindes e refeições no dia do evento.

Entre as ofertas vai contar-se uma mochila, símbolo da iniciativa, para usarem na recolha de alimentos.

Nas iniciativas realizadas em 2011 e 2012, o movimento recolheu mais de três toneladas de alimentos, tendo ainda angariado roupa e brinquedos e alguns donativos monetários que converteu em fraldas e alimentos em falta, como papas para crianças, sendo que em 2012 foram apoiadas 191 pessoas de 60 famílias.

João Ferreira realçou que a forma como é feita a recolha, em contacto direto com as pessoas, permite ainda detetar novas situações de carência.

Para apoiar nos custos do evento, o movimento criou uma conta solidária (NIB: 004554444026344227426), que, caso exista saldo, este será convertido em alimentos e bens de higiene para juntar aos cabazes.

No próximo sábado, para “transmitir conhecimentos de pequenos gestos que podem salvar vidas”, realiza-se um workshop de Suporte Básico de Vida, limitado a 75 participantes.

O movimento surgiu de um grupo informal de pessoas, que conta com apoios ao nível de infraestruturas, equipamentos, viaturas e recursos humanos das instituições que se envolveram no projeto, nomeadamente a Junta de Freguesia de Alcanede e da Gançaria, a Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, os Escuteiros – Agrupamento 1073 Gançaria, a Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …