Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Danny Griffiths / Instagram

O surfista Danny Griffiths

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez.

Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu a sua prancha na ilha de Pedra Branca, na Tasmânia, em março de 2017, depois de ter caído numa onda. Em declarações à cadeia televisiva CNN, o australiano disse que, apesar de muito ter procurado, teve de a dar como perdida e nunca pensou “vê-la novamente”.

Agora, quatro anos depois, a prancha verde voltou a aparecer a mais de 2700 quilómetros, mais precisamente no norte de Queensland. Quando viu uma fotografia, o surfista não teve dúvidas.

“Assim que a vi, soube que era a minha prancha. Mesmo com os crustáceos à volta dela, consegui logo dizer que era minha”, conta Griffiths.

Pelos vistos, conta a cadeia norte-americana, a prancha foi encontrada, há dois anos, por dois irmãos que estavam a pescar na Ilha Magnetic, no norte de Queensland. A dupla decidiu levá-la para casa, limpá-la e ficar com ela como recordação.

Depois, por coincidência, numas férias na Tasmânia, os pais dos jovens contaram a história a uns locais de como os filhos tinham encontrado uma prancha de surf enquanto estavam a pescar. A palavra começou a espalhar-se e acabou por chegar à comunidade desta modalidade. Griffiths acabou por entrar em contacto com os dois irmãos, que acabaram por concordar em devolvê-la ao seu dono.

O surfista até falou com um cientista marinho para tentar perceber como é que a prancha se afastou tantos quilómetros. O especialista explicou-lhe que a direção das correntes oceânicas provavelmente fez com que esta tivesse andado pela Nova Zelândia até chegar a Queensland.

A prancha terá andado à deriva cerca de 16 meses e só terá sobrevivido graças à sua robustez, típica das pranchas feitas para surfar ondas grandes. “Estas pranchas são construídas para suportar muita pressão da água”, disse Griffiths, acrescentando que provavelmente poderia ser atropelada por um carro sem que nada lhe acontecesse.

O surfista disse que tinha feito a prancha especificamente para surfar na ilha de Pedra Branca, na qual só o consegue fazer quando as condições meteorológicas o permitem, isto é, a cada dois ou quatro anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não precisa de esperar tanto tempo para encontrar ondas grandes! Venha à praia do norte, na Nazaré, em Portugal! De preferência em Novembro, quando são ultrapassados muitos records do guiness, neste local único no mundo!

RESPONDER

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá lugar acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …

Estádio Sp. Braga

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921. A polémica …

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …