Daniel Bessa apadrinha 10º aniversário do Clube dos Pensadores

(dr) Clube dos Pensadores

O economista Daniel Bessa

O economista Daniel Bessa

O Clube dos Pensadores comemora esta segunda-feira o seu 10º aniversário, e para assinalar a data o seu fundador convidou o economista Daniel Bessa a estar presente na “festa”.

Daniel Bessa, conceituado economista nortenho, com ligação a várias empresas como administrador e consultor, foi Ministro da Economia do governo de António Guterres e abandonou recentemente o cargo de director-geral da COTEC Portugal.

O debate com Daniel Bessa tem lugar esta segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Vila Nova de Gaia.

“O CdP pugna pela aproximação dos cidadãos e a política, procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos”, afirma o biólogo Joaquim Jorge, fundador do clube, que define como “um espaço de rebeldia, num registo misto: erudito e popular”.

“O nosso país agora já não se compadece com eleições só para mudar os lugares”, acrescenta o pensador, “é preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime”.

Há 10 anos a pensar o país a partir do Porto, o Clube recebeu já nos seus debates figuras ligadas essencialmente à política, como o actual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o actual e anterior primeiro-ministro, António CostaPedro Passos Coelho.

Pelo CdP passaram também ex-governantes como Pedro Santana Lopes, Paulo Portas, Alberto João Jardim, Rui Rio ou Teixeira dos Santos, e figuras partidárias como Manuel Alegre, Maria de Belém Roseira, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, Ana Drago, ou Marisa Matias.

Também a sociedade civil, o mundo empresarial e da ciência marcaram presença nos debates do Clube, aos quais compareceram figuras como os empresários Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos, o constitucionalista Jorge Miranda, ou o cientista Sobrinho Simões.

As sessões do CdP espalharam a sua rebeldia por cidades como a Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Viseu ou Castelo Branco.

Esta segunda-feira, o Clube regressa a Gaia, para soprar as 10 velas com Daniel Bessa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …