Daniel Bessa apadrinha 10º aniversário do Clube dos Pensadores

(dr) Clube dos Pensadores

O economista Daniel Bessa

O economista Daniel Bessa

O Clube dos Pensadores comemora esta segunda-feira o seu 10º aniversário, e para assinalar a data o seu fundador convidou o economista Daniel Bessa a estar presente na “festa”.

Daniel Bessa, conceituado economista nortenho, com ligação a várias empresas como administrador e consultor, foi Ministro da Economia do governo de António Guterres e abandonou recentemente o cargo de director-geral da COTEC Portugal.

O debate com Daniel Bessa tem lugar esta segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Vila Nova de Gaia.

“O CdP pugna pela aproximação dos cidadãos e a política, procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos”, afirma o biólogo Joaquim Jorge, fundador do clube, que define como “um espaço de rebeldia, num registo misto: erudito e popular”.

“O nosso país agora já não se compadece com eleições só para mudar os lugares”, acrescenta o pensador, “é preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime”.

Há 10 anos a pensar o país a partir do Porto, o Clube recebeu já nos seus debates figuras ligadas essencialmente à política, como o actual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o actual e anterior primeiro-ministro, António CostaPedro Passos Coelho.

Pelo CdP passaram também ex-governantes como Pedro Santana Lopes, Paulo Portas, Alberto João Jardim, Rui Rio ou Teixeira dos Santos, e figuras partidárias como Manuel Alegre, Maria de Belém Roseira, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, Ana Drago, ou Marisa Matias.

Também a sociedade civil, o mundo empresarial e da ciência marcaram presença nos debates do Clube, aos quais compareceram figuras como os empresários Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos, o constitucionalista Jorge Miranda, ou o cientista Sobrinho Simões.

As sessões do CdP espalharam a sua rebeldia por cidades como a Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Viseu ou Castelo Branco.

Esta segunda-feira, o Clube regressa a Gaia, para soprar as 10 velas com Daniel Bessa.

ZAP //

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …