Daesh está a preparar ataques nas praias do sul da Europa

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro

Terroristas do grupo extremista Daesh, ou Estado Islâmico, pretendem executar ataques com armas químicas e biológicas no Reino Unido e em outros países europeus. Os planos passam também por ataques a praias em Itália, França, Espanha.

A preocupação foi manifestada esta terça-feira pelos participantes da Security and Counter Terror Expo, uma conferência de segurança internacional realizada em Londres.

De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Contraterrorismo da Comissão Europeia, Jorge Berto Silva, o grupo terrorista está a tentar obter armas químicas, biológicas, radioativas e nucleares (CBRN).

Este temor surgiu, segundo cita o Telegraph, depois dos atentados em Bruxelas, quando se descobriu que a célula terrorista estava a filmar, secretamente, o exterior da casa de um oficial belga relacionado com o setor nuclear.

“Com armas CBRN, existe uma preocupação justificada”, afirmou Jorge Berto Silva.

O subsecretário geral adjunto da divisão de riscos emergentes da NATO, Jamie Shea, também observou que “nós sabemos que eles querem adquirir este tipo de armas”.

“Isto vai ficar ainda pior antes de melhorar”, alertou.

A NATO alertou que o Estado Islâmico está a dividir-se em dois grupos, um responsável pela proteção do auto-proclamado califado no Iraque e na Síria, e outro focado na criação de células terroristas na Europa para executar ataques.

Os participantes da conferência apontaram que o Daesh tem vindo a desenvolver novos métodos para contornar as medidas de segurança e realizar ataques, como a possibilidade de implantar bombas nos corpos dos militantes suicidas e invadir o sistema de veículos não tripulados.

Ataques em praias

Anteriormente, o jornal alemão Bild tinha noticiado que o Daesh estaria a preparar ataques em praias do sul da Europa, nomeadamente em Itália, França, Espanha.

De acordo com o jornal, os serviços secretos da Itália receberam a informação sobre os planos do Daesh – que seriam levados a cabo com o apoio dos aliados nigerianos do Boko Haram – através de uma fonte africana, retransmitindo a informação aos congéneres alemães do BND.

O jornal relatava que os bombistas suicidas planeavam fazer-se passar por vendedores ambulantes e atacar através de engenhos explosivos enterradas na areia debaixo de espreguiçadeiras, ou mesmo utilizando armas automáticas.

Os alvos seriam, mais precisamente, a Costa del Sol, o sul de França e as duas costas italianas.

Uma ação semelhante, realizada a 26 de junho do ano passado por Seifeddine Rezgui, num complexo turístico de Port El Kantaoui, na Tunísia, causou 38 vítimas mortais.

“Podia ser uma nova dimensão do terror”, afirmou uma fonte dos serviços secretos alemães, citada pelo Bild. “É complicado proteger as praias”.

ZAP / SN

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E perante isto o governo português estupidamente declara à imprensa que quer tornar as praias do Algarve nas mais seguras da Europa.
    Nada melhor como este anuncio para provocar e atrair o terrorismo!
    Que o façam, óptimo, mas sem anuncios

RESPONDER

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …