/

Daesh está a preparar ataques nas praias do sul da Europa

2

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro

Terroristas do grupo extremista Daesh, ou Estado Islâmico, pretendem executar ataques com armas químicas e biológicas no Reino Unido e em outros países europeus. Os planos passam também por ataques a praias em Itália, França, Espanha.

A preocupação foi manifestada esta terça-feira pelos participantes da Security and Counter Terror Expo, uma conferência de segurança internacional realizada em Londres.

De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Contraterrorismo da Comissão Europeia, Jorge Berto Silva, o grupo terrorista está a tentar obter armas químicas, biológicas, radioativas e nucleares (CBRN).

Este temor surgiu, segundo cita o Telegraph, depois dos atentados em Bruxelas, quando se descobriu que a célula terrorista estava a filmar, secretamente, o exterior da casa de um oficial belga relacionado com o setor nuclear.

“Com armas CBRN, existe uma preocupação justificada”, afirmou Jorge Berto Silva.

O subsecretário geral adjunto da divisão de riscos emergentes da NATO, Jamie Shea, também observou que “nós sabemos que eles querem adquirir este tipo de armas”.

“Isto vai ficar ainda pior antes de melhorar”, alertou.

A NATO alertou que o Estado Islâmico está a dividir-se em dois grupos, um responsável pela proteção do auto-proclamado califado no Iraque e na Síria, e outro focado na criação de células terroristas na Europa para executar ataques.

Os participantes da conferência apontaram que o Daesh tem vindo a desenvolver novos métodos para contornar as medidas de segurança e realizar ataques, como a possibilidade de implantar bombas nos corpos dos militantes suicidas e invadir o sistema de veículos não tripulados.

Ataques em praias

Anteriormente, o jornal alemão Bild tinha noticiado que o Daesh estaria a preparar ataques em praias do sul da Europa, nomeadamente em Itália, França, Espanha.

De acordo com o jornal, os serviços secretos da Itália receberam a informação sobre os planos do Daesh – que seriam levados a cabo com o apoio dos aliados nigerianos do Boko Haram – através de uma fonte africana, retransmitindo a informação aos congéneres alemães do BND.

O jornal relatava que os bombistas suicidas planeavam fazer-se passar por vendedores ambulantes e atacar através de engenhos explosivos enterradas na areia debaixo de espreguiçadeiras, ou mesmo utilizando armas automáticas.

Os alvos seriam, mais precisamente, a Costa del Sol, o sul de França e as duas costas italianas.

Uma ação semelhante, realizada a 26 de junho do ano passado por Seifeddine Rezgui, num complexo turístico de Port El Kantaoui, na Tunísia, causou 38 vítimas mortais.

“Podia ser uma nova dimensão do terror”, afirmou uma fonte dos serviços secretos alemães, citada pelo Bild. “É complicado proteger as praias”.

ZAP / SN

2 Comments

  1. E perante isto o governo português estupidamente declara à imprensa que quer tornar as praias do Algarve nas mais seguras da Europa.
    Nada melhor como este anuncio para provocar e atrair o terrorismo!
    Que o façam, óptimo, mas sem anuncios

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.