Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

(dr) SMB-SPK

Busto de Flora no Museu de Berlim

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi feita durante o Renascimento.

O Busto de Flora, conservado no Bode Museum, em Berlim, passou recentemente por uma análise de datação por radiocarbono, que forneceu uma data precisa e um resultado incontestável: a obra de cera foi feita no século XIX, quase 300 anos após a morte de Leonardo da Vinci.

Segundo o EurekAlert, o busto foi adquirido pelo diretor-geral dos Museus Reais de Berlim, Wilhelm von Bode, em 1909. Na altura, a compra foi muito criticada por ser considerada uma falsificação.

Mesmo assim, Wilhelm nunca cedeu, convencido de que a escultura que havia adquirido era uma produção ainda desconhecida do grande mestre do Renascimento, Leonardo da Vinci.

Recentemente, o Busto de Flora foi submetido a um sistema de datação por radiocarbono que confirmou que a obra foi feita no século XIX, quase 300 anos após a morte do artista.

Como a escultura foi feita principalmente de espermacete, uma espécie de cera extraída das baleias, os cientistas tiveram que desenvolver um novo método de calibração para datar com precisão a obra de arte.

Os resultados, publicados no dia 15 de abril na Scientific Reports, provam também que a datação por radiocarbono pode ser aplicada a materiais incomuns.

“O estudo prova que o busto não foi produzido durante o Renascimento, e, portanto, não pode ser atribuído a da Vinci”, escreveram os autores. “[A investigação também] ilustra que a datação por radiocarbono pode ser aplicada a materiais pouco comuns.”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …