Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

(dr) SMB-SPK

Busto de Flora no Museu de Berlim

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi feita durante o Renascimento.

O Busto de Flora, conservado no Bode Museum, em Berlim, passou recentemente por uma análise de datação por radiocarbono, que forneceu uma data precisa e um resultado incontestável: a obra de cera foi feita no século XIX, quase 300 anos após a morte de Leonardo da Vinci.

Segundo o EurekAlert, o busto foi adquirido pelo diretor-geral dos Museus Reais de Berlim, Wilhelm von Bode, em 1909. Na altura, a compra foi muito criticada por ser considerada uma falsificação.

Mesmo assim, Wilhelm nunca cedeu, convencido de que a escultura que havia adquirido era uma produção ainda desconhecida do grande mestre do Renascimento, Leonardo da Vinci.

Recentemente, o Busto de Flora foi submetido a um sistema de datação por radiocarbono que confirmou que a obra foi feita no século XIX, quase 300 anos após a morte do artista.

Como a escultura foi feita principalmente de espermacete, uma espécie de cera extraída das baleias, os cientistas tiveram que desenvolver um novo método de calibração para datar com precisão a obra de arte.

Os resultados, publicados no dia 15 de abril na Scientific Reports, provam também que a datação por radiocarbono pode ser aplicada a materiais incomuns.

“O estudo prova que o busto não foi produzido durante o Renascimento, e, portanto, não pode ser atribuído a da Vinci”, escreveram os autores. “[A investigação também] ilustra que a datação por radiocarbono pode ser aplicada a materiais pouco comuns.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …