Da ficção à realidade: Em Londres, há mesmo três cartazes à beira da estrada

1

Desta vez, o cenário inverte-se e é a realidade que imita a ficção. Inspirado no filme “Três Cartazes à Beira da Estrada”, o grupo britânico Justice 4 Grenfell alugou três carrinhas para pedir a detenção de quem originou o incêndio na Grenfell Tower, que matou 71 pessoas o ano passado.

Inspirado no filme “Três Cartazes à Beira da Estrada”, nomeado para os Óscares, um grupo de ativistas londrino alugou três carrinhas para circularem pelas ruas de Londres com cartazes que pedem a detenção de quem originou o incêndio na Grenfell Tower, que vitimou mortalmente 71 pessoas, o ano passado.

71 mortos“, “e ainda não há detenções?” e “como é que pode ser?” – eram as mensagens que se podiam ler nos cartazes percorreram as ruas da cidade de Londres em cima de carrinhas, numa imitação do filme protagonizado por Frances McDormand.

No filme “Três Cartazes à Beira da Estrada”, conta o Observador, a personagem de McDormand, Mildred Hayes, aluga três cartazes à entrada de Ebbing, a cidade onde vive, para protestar contra a ausência de detenções no seguimento da violação e homicídio da filha.

O grupo que organizou o protesto em Londres chama-se Justice 4 Grenfell e é composto por familiares das vítimas mortais e sobreviventes do incêndio. Embora a polícia britânica tenha aberto uma investigação criminal logo após o incêndio, ainda não existem suspeitos para o que aconteceu.

Um dos principais objetivos da investigação é apurar a utilização de um revestimento inflamável na remodelação da torre, revestimento esse que pode ter propagado as chamas e aumentado a dimensão do fogo.

De acordo com a CNN, as carrinhas percorreram as ruas da cidade de Londres até pararem em frente ao local onde a tragédia aconteceu. No seu site, o grupo responsável pelo protesto partilhou um comunicado, no qual pode ler-se que, oito meses depois, “o assunto está a ser ignorado”.

“Estes três cartazes estão aqui para manter esta tragédia na consciência nacional, para fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas. E as nossas vozes pedem uma mudança num sistema que mata. E as nossas vozes exigem justiça para Grenfell”, escreveu o grupo ativista Justice 4 Grenfell.

Segundo um relatório do governo britânico, de 395 lares destruídos pelo incêndio, 300 famílias estão a viver em hotéis, 75 em casas alugadas, nove com família ou amigos de forma temporária e apenas onze já encontraram um local permanente para viver.

A Grenfell Tower, localizada na capital britânica, com 120 apartamentos e entre 400 e 600 moradores, ardeu por completo num incêndio no qual morreram 71 pessoas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.