Ministro da Defesa assume custos com pandemia “para cima de 30 milhões”

Manuel De Almeida

O ministro da Defesa assumiu, esta segunda-feira, que a pandemia de covid-19 significou despesa acrescida “para cima de 30 milhões de euros”, na sua audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

A questão foi colocada pela deputada social-democrata Ana Miguel dos Santos, que perguntou ainda ao ministro, Gomes Cravinho, que outras missões ficaram comprometidas em virtude do sucedido desde o início do ano.

Para cima de 30 milhões em compromissos assumidos e inopinados com a pandemia e ainda faltam dois meses até ao final do ano, mas temos um equilíbrio que nos dá confiança para 2021″, afirmou o responsável governamental.

Gomes Cravinho esclareceu que “também houve um conjunto de despesas que não foram executadas, por exemplo exercícios militares que não foram realizados por causa da pandemia”.

O ministro da Defesa Nacional e os secretários de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, estão em audição conjunta pelas comissão parlamentar de Defesa Nacional e comissão de Orçamento e Finanças.

O Orçamento do Estado para 2021 foi aprovado na generalidade, no passado dia 28, com os votos a favor apenas do PS e a abstenção do PCP, do PAN, do PEV e das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

Agora, os ministros estão a ser ouvidos nas comissões parlamentares sobre as políticas sectoriais. Os partidos têm até 13 de novembro para apresentar propostas de alteração e a votação final global está marcada para o dia 26 de novembro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2544 pessoas dos 144.341 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.