Custo das comunicações sobe em Portugal e baixa na União Europeia

Portugal e União Europeia divergem amplamente no que respeita ao custo das comunicações. Dados do Eurostat revelam que, na última década, os preços das telecomunicações em Portugal subiram 14%, enquanto que na União Europeia este custo teve uma redução de 9,8%.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta segunda-feira na sua edição impressa,  índice de preços das comunicações português aumentou 14% em março de 2019, para 106,43, comparativamente aos 93,34 registados em março de 2009.

Na União Europeia, este indicador desceu de para 97,28 dos anteriores 107,87 há 10 anos. Segundo a Anacom, desde 2011 que os preços das telecomunicações em Portugal têm vindo a divergir da média europeia.

Em declarações ao JN, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) considera que este movimento contrário acontece porque “o mercado pouco concorrencial”.

“Preocupa-nos a falta de alternativas para o consumidor quando confrontado com aumentos consecutivos de preços”, explica Sofia Costa, técnica da Deco.

“O aspeto mais significativo e que mais contribui para a ilusão de que o preço das comunicações eletrónicas tem vindo a crescer ao longo deste tempo é o nível de ‘pacotização’ das ofertas, aspeto que mais distingue Portugal dos restantes países da Europa”, refere ao matutino a Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …