/

Custo das comunicações sobe em Portugal e baixa na União Europeia

Portugal e União Europeia divergem amplamente no que respeita ao custo das comunicações. Dados do Eurostat revelam que, na última década, os preços das telecomunicações em Portugal subiram 14%, enquanto que na União Europeia este custo teve uma redução de 9,8%.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta segunda-feira na sua edição impressa,  índice de preços das comunicações português aumentou 14% em março de 2019, para 106,43, comparativamente aos 93,34 registados em março de 2009.

Na União Europeia, este indicador desceu de para 97,28 dos anteriores 107,87 há 10 anos. Segundo a Anacom, desde 2011 que os preços das telecomunicações em Portugal têm vindo a divergir da média europeia.

Em declarações ao JN, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) considera que este movimento contrário acontece porque “o mercado pouco concorrencial”.

“Preocupa-nos a falta de alternativas para o consumidor quando confrontado com aumentos consecutivos de preços”, explica Sofia Costa, técnica da Deco.

“O aspeto mais significativo e que mais contribui para a ilusão de que o preço das comunicações eletrónicas tem vindo a crescer ao longo deste tempo é o nível de ‘pacotização’ das ofertas, aspeto que mais distingue Portugal dos restantes países da Europa”, refere ao matutino a Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.